170 views 4 mins

A importância do Cobre no setor da construção civil

em Mercado
quarta-feira, 02 de fevereiro de 2022

Paulo Cezar Martins Pereira (*)

Com cada vez mais destaque na economia nacional, o setor da construção de civil projeta bons resultados para os próximos anos. De acordo com um levantamento realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, o segmento deve registrar uma alta de 2% em 2022. Os dados apontam, ainda, uma expansão de 7,6% em 2021, o maior crescimento da década.
Diante deste contexto, insumos utilizados nestas indústrias são fundamentais para o impulsionar o setor. Este é o caso do Cobre e suas ligas, metais com aplicações frequentes em obras e construções. O Cobre destaca-se por apresentar melhor desempenho e durabilidade quando comparado a outros insumos, com diferentes destinações.
O metal é aplicado em fios e cabos por sua excelente condutibilidade elétrica, além de ser empregado onde há troca de calor, como por exemplo, nos aquecedores de água que podem operar a partir da energia elétrica ou solar, importantes fontes de energias renováveis.
Em países com clima muito frio o cobre é aplicado nos sistemas de calefação para aquecimento e manutenção da temperatura do ambiente. Neste sentido, a cadeia do frio também se beneficia, por exemplo, os tubos utilizados em componentes de refrigeração, como aparelhos de ar-condicionado, geladeiras e refrigeradores comerciais, por permitir eficiência energética e maior vida útil desses itens pela alta durabilidade do cobre.
A sua versatilidade pode ser expandida com o uso de ligas, dentre elas o Latão, (mistura de Cobre e Zinco) com inúmeras aplicações na construção civil, devido à um conjunto de propriedades mecânicas que favorecem sua transformação, e podem ser fornecidos como produtos semielaborados nos formatos de barras, perfis especiais, fios, laminados e tubos que resultarão em válvulas, torneiras e outros metais sanitários, cadeados, chaves, tomadas, interruptores e parafusos de fixação, citando alguns exemplos.
Por ser altamente resistente a diversas variações de temperatura e pressão o material é aplicado em tubulações e conexões para os sistemas hidráulicos e instalações de gás, além de possuir baixo coeficiente de atrito, alta resistência e estanqueidade, propriedades que favorecem sua utilização nas válvulas encontradas em botijões e nas conexões dos extintores de combate a incêndio, o que garante maior segurança e durabilidade.
Os tubos flexíveis de gás feitos de latão são extremamente resistentes, ideais para situações em que a união da tubulação está sujeita a desmontagens e remontagens periódicas, o que é uma grande vantagem em comparação a outros materiais que podem se romper nesse tipo de manutenção.
Portanto, por conta de suas propriedades mecânicas, o cobre e suas ligas são utilizados em diferentes áreas da construção civil e estão presentes no cotidiano desde tubulações, conexões e instalações até refrigeradores e aparelhos eletroeletrônicos trazendo diversos benefícios por suas singulares características.

(*) – É Superintendente de Vendas e Marketing da Termomecanica, empresa líder na transformação de cobre e suas ligas.