As compras online vieram para ficar no Brasil. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), a expectativa é que o setor cresça 20% em 2020, movimentando um volume de
R$ 106 bilhões.
Por sua simplicidade e eficiência, as plataformas de compra e venda já são conhecidas dos consumidores: somente na OLX, são mais de 2 milhões de negociações concluídas por mês em suas 13 categorias — cerca de 50 vendas por minuto. Por isso, a OLX destaca 5 dicas para seus usuários comprarem para fazer a melhor negociação online.
- Pesquise mais informações sobre o comprador ou vendedor: busque informações sobre quem está fazendo a negociação. Pergunte nome e sobrenome, onde trabalha e solicite outros dados que possam ajudar a identificá-lo, como pesquisa nas redes sociais. Se a pessoa parecer muito apressada, nervosa ou impaciente, desconfie;
- Preço justo: pesquise e fique atento ao notar ofertas com valor muito abaixo do mercado ou então com muitas facilidades. Por exemplo, se você busca um celular e encontra algo por menos da metade do preço e que o vendedor afirma estar em ótimo estado, isso é um sinal de alerta;
- Documentos: ao comprar produtos eletrônicos, por exemplo, sempre peça a nota fiscal e outros documentos disponíveis. Essa é uma das formas de saber mais sobre o produto de interesse e tirar dúvidas técnicas;
- Pegou, pagou: não deposite ou realize transferências de valor antes de receber o produto e fique atento a comprovantes falsos de depósitos. Prefira fechar a negociação em um local público e só faça o pagamento após ter sua compra em mãos;
- Utilize o chat: centralize a sua comunicação via chat da OLX e evite migrar para outras plataformas. Qualquer pessoa também pode denunciar práticas irregulares ou conteúdos indevidos por meio de um um botão de denúncia presente em todos os anúncios. A iniciativa permite que a empresa delete anúncios e bloqueie usuários denunciados (OLX).