Presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia. |
O presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Lamachia, afirmou que a volta do senador Delcídio do Amaral (PT-MS) ao Senado é um deboche com o cidadão e um desrespeito ao Parlamento. “A minha posição pessoal é de que a tentativa do senador Delcídio do Amaral de assumir o seu cargo no Senado é um verdadeiro deboche com o cidadão brasileiro e um desrespeito com o próprio Parlamento. E, portanto, nós esperamos que o próprio Parlamento, ele em si, já tome a dianteira nesse tema”, disse o advogado, durante entrevista na sede da OAB.
Lamachia disse que vai levar o assunto para a reunião do Pleno do Conselho da OAB e que não descarta formalizar junto ao Conselho de Ética do Senado para que “haja prioridade total na apreciação desse caso da eventual cassação do mandato senador”, disse. Delcídio foi solto na última sexta-feira (19) após mais de 80 dias preso em Brasília, por decisão do ministro do STF, Teori Zavascki, que determinou a ida do senador para a prisão domiciliar.
Lamachia voltou a cobrar o afastamento “imediato” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que também enfrenta um processo no Conselho de Ética da Casa por quebra de decoro parlamentar. “A permanência de Cunha na presidência está seguramente afetando o devido processo legal, porque ele tem uma condição diferenciada e pode, sim, de alguma maneira, interferir no processo no Conselho de Ética”, afirmou (ABr).