132 views 2 mins

Varejo aprofunda queda no início de novembro

em Manchete
segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Divulgação

A prioidade do consumidor é quitar débitos e poupar.

O movimento de vendas na cidade de São Paulo teve uma queda média de 15,15% na 1º quinzena de novembro na comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paul (ACSP). Respectivamente, houve recuos de 13% e 17,3% nas vendas a prazo e à vista.
Esses resultados podem ser explicados pelo enfraquecimento dos fatores macroeconômicos nos últimos doze meses, o que encareceu o crédito e diminuiu o poder de compra do brasileiro. “Apesar da forte retração nesses quinze primeiros dias, esses números não podem ser projetados para o restante do mês, uma vez que o consumidor começa a receber nos próximos dias a primeira parcela do 13º salário. Com as promoções de fim de ano, é esperado que ele gaste mais”, analisou Alencar Burti, presidente da ACSP.
Todavia, Burti recordou que pesquisa recente da ACSP indica que 41,2% dos brasileiros usarão a primeira parcela do 13º salário para pagar dívidas e outros 29,4% pretendem poupar esse dinheiro extra. “Portanto, ainda que o consumidor gaste mais, sua prioridade nesse momento é quitar débitos e poupar”. Em relação a outubro, o volume de vendas do comércio varejista também caiu significativamente, com quedas de 10,7% nas comercializações a prazo e 16,6% nas vendas à vista. Na média, frente ao mês passado, a retração foi de 13,65%.