62 views 2 mins

UE celebra avanço sobre distribuição de refugiados

em Manchete
terça-feira, 23 de julho de 2019
UE temporario

UE temporario

UE estuda um novo mecanismo de distribuição dos refugiados do Mediterrâneo.

Foto: Lusa/EPA/MOAS.EU

A União Europeia (UE) saudou ontem (23) os progressos nas negociações sobre a criação de um mecanismo de distribuição provisória de migrantes resgatados no Mediterrâneo. “A Comissão Europeia está pronta para fornecer apoio financeiro e operacional aos Estados-membros”, disse a porta-voz da Comissão, Natasha Bertaud, em Bruxelas, acrescentando que foi feito “um passo na direção certa”.
Durante uma reunião, 14 nações do bloco concordaram “em princípio” com a proposta da Alemanha e França para um novo mecanismo de distribuição dos refugiados do Mediterrâneo. Segundo o presidente francês, Emmanuel Macron, oito dessas nações prometeram assumir uma “participação ativa”: Portugal, Luxemburgo, Finlândia, Lituânia, Croácia e Irlanda, além de Alemanha e França. Macron não especificou quais são os outros países que concordaram “em princípio” com a proposta.
Berlim e Paris estão tentando convencer seus parceiros europeus sobre um mecanismo de distribuição de migrantes resgatados no Mediterrâneo, visando ajudar os Estados-membros da linha de frente, Itália e Malta, banhados pelo mar. Apesar de 14 países apoiarem a proposta, as negociações em Paris não avançaram como desejado, em parte devido à oposição dos governos italiano e maltês. O ministro do Interior da Itália, Matteo Salvini, afirmou que a Itália “continua de cabeça erguida” e que “não recebe ordens” (Deutsche Welle).