56 views 2 mins

‘Tropa de choque’ de Temer tenta garantir quórum mínimo para votação da denúncia

em Manchete
segunda-feira, 31 de julho de 2017
Adriano Machado/Reuters

Adriano Machado/Reuters

O objetivo dos governistas é tentar liquidar já amanhã a votação da denúncia.

Brasília – A “tropa de choque” do presidente Michel Temer na Câmara deu início ontem (31), a uma operação para tentar garantir a presença de pelo menos 342 parlamentares na sessão de amanhã (2), quando está marcada a análise da denúncia por corrupção passiva contra ele no plenário da Casa. Esse é o quórum mínimo exigido para que a votação de fato da denúncia possa começar.
Para alcançar as 342 presenças, a principal estratégia dos governistas é convencer deputados filiados a partidos da base aliada, mas que estão indecisos ou que votarão contra Temer a registrarem presença. Com isso, esperam não depender da oposição, que reúne 100 deputados, para que a votação possa começar. Parte dos oposicionistas defende não registrar presença, para impedir o início da votação.
O objetivo dos governistas é tentar liquidar já amanhã a votação da denúncia, evitando que Temer fique “sangrando”, como deseja a oposição. A avaliação é de que é preciso superar a votação por dois motivos. O mais importante é evitar que o surgimento de novos fatos, como possíveis novas delações, prejudique o presidente. O segundo é deixar a pauta da Câmara livre para votação da reforma da Previdência.
Lideranças governistas acreditam que a base aliada tem condições sozinha de garantir o quórum exigido para início da votação. Pelos cálculos deles, todos os partidos da base aliada reúnem juntos 380 deputados. Se a maior parte desses parlamentares registrar presença, independente de votarem contra ou a favor de Temer, o governo acredita que conseguirá reunir as 342 presenças mínimas exigidas para que a votação comece (AE).