A linha de portáteis registrou alta nas vendas de 12,99%, com 30 milhões de equipamentos comercializados. Foto: Elza Fiuza/ABr |
O volume de vendas do setor de eletroeletrônicos, que representa cerca de 3,34% do PIB do país, cresceu 14,6% no primeiro semestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, indo de 45,5 milhões de unidades vendidas da indústria para o varejo para 52,1 milhões. O balanço foi divulgado ontem (23) pela Eletros, durante a feira Eletrolar Show 2018, que acontece até quinta-feira (26) no Transamerica Expo Center.
Segundo presidente da Eletros, José Jorge do Nascimento Junior, o impulso para o aumento das encomendas foram os televisores, cujas vendas apresentaram aumento de 29,98% em comparação ao ano anterior por causa da Copa e do desligamento do sinal analógico. A comercialização de TVs passou de 5,1 milhões de unidades no ano passado para 6,59 milhões em 2018.
A linha de portáteis registrou alta nas vendas de 12,99% no período, com 30 milhões de equipamentos comercializados. Já a linha branca (refrigeradores, fogão, entre outros) teve uma expansão de 2,75%, com 6,72 milhões de unidades vendidas. A linha marrom, por sua vez, que inclui TVs e aparelhos de som e vídeo, cresceu 20,27%. O crescimento, no entanto, foi relativizado pelo presidente da Eletros.
“A gente vinha em uma retomada de crescimento. Os números mostravam um aumento na geração de empregos e também na produção industrial, com aumento do consumo. Passamos 2015, 2016 e 2017 em uma crise, com investimentos acanhados, com instabilidade econômica e política também. Quando estamos na retomada disso, surge uma greve totalmente inusitada (dos caminhoneiros), que chegou a parar muitos estados do país”, disse ele. “Foram 10 ou 12 dias de greve mas com consequências gravíssimas para a economia”, ressaltou (ABr).