80 views 2 mins

Serra e Macri defendem a “flexibilização” do Mercosul

em Manchete
terça-feira, 24 de maio de 2016

El País

José Serra se encontrou com o presidente argentino, Mauricio Macri.

Em sua primeira viagem internacional como chanceler, José Serra se encontrou com o presidente argentino, Mauricio Macri, e sua homóloga argentina Susana Malcorra, em Buenos Aires, na última segunda-feira (23). Assim como a primeira visita de Macri após ser eleito foi ao Brasil, Serra escolheu o país vizinho como destino para destacar a importância da parceria entre as nações.
Além disso, Macri foi o primeiro líder da região a apoiar o governo interino de Michel Temer, enquanto diversas nações, como a Venezuela, se colocaram contra o afastamento de Dilma Rousseff do Poder. Serra foi recebido na Argentina com manifestações de aliados à ex-presidente Cristina Kirchner, muito próxima de Dilma. Segundo o jornal local “La Nacion”, a visita serviu como “um sinal de apoio da Argentina à nova administração de Michel Temer”. Macri não fez declarações sobre o encontro, apenas publicou imagens nas redes sociais. Malcorra, por sua vez, defendeu que não existe nenhuma razão para dizer que o afastamento de Dilma por 180 dias seja ilegal.
Assim como Macri, Serra defende a “flexibilização” do Mercosul. O chanceler disse, em coletiva de imprensa, que é preciso, com a negociação das regras, concretizar acordos bilaterais. “Nossa estratégia é a de criar mecanismos que agilizem, facilitem e flexibilizem a possibilidade de negociação com terceiros”, defendeu o tucano. Serra também afirmou que a negociações por um tratado entre o Mercosul e a União Europeia, paralisadas, são cruciais (ABr).