63 views 2 mins

Renan: Senado não pode apresentar ‘espetáculo à sociedade’

em Manchete
sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Marcelo Camargo/ABr

Confusão entre os senadores Gleisi Hoffmann, Lindbergh Farias e o presidente do Senado, Renan Calheiros, na sexta-feira (26), durante o julgamento do impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff.

Um pronunciamento do presidente do Senado, Renan Calheiros, provocou a suspensão dos trabalhos na manhã de sexta-feira no julgamento do impeachment. Renan exortou os senadores a colaborarem com o prosseguimento da sessão de julgamento da presidente Dilma Rousseff. Ele lamentou as discussões repetitivas e disse que a sessão demonstra um “lamentável espetáculo à sociedade”, que o Senado perde a oportunidade de afirmar seu papel democrático.
Segundo Renan, o Senado está “perdendo a oportunidade de se afirmar perante o país como uma instituição representativa da sociedade”. Disse que os senadores devem ajudar Lewandowski a cumprir a missão de levar adiante o julgamento da presidente Dilma Rousseff. “É evidente que há um processo aqui mantido para delongar esse debate, essa discussão, esse julgamento. Eu queria pedir desculpas a Vossa Excelência, pedir desculpas aos senadores, pedir desculpas ao país. Nós não podemos apresentar esse espetáculo à sociedade”.
Renan disse que a indução de suspeição para se transformar testemunhas em informantes só alimenta um debate que não tem fim. “Isso é um erro, um tiro no pé. Esse confronto político não acrescenta nada absolutamente nem para um lado nem para o outro”.
Renan também criticou a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) por ter dito que os senadores não tinham moral para julgar Dilma. Falou que a senadora Gleisi não poderia ter dito que o senado não tem moral para julgar Dilma. “Como a senadora pode fazer uma declaração dessa, uma senadora que há 30 dias, o presidente do Senado, conseguiu no STF desfazer o seu indiciamento e de seu esposo, que havia sido feito pela Polícia Federal. Isso é um espetáculo triste que vocês estão dando ao país”.