82 views 2 mins

Relator pretende apresentar em abril parecer sobre privatização da Eletrobras

em Manchete
quarta-feira, 21 de março de 2018
Reprodução/Facebook

Reprodução/Facebook

Deputado José Carlos Aleluia.

O relator do projeto da privatização da Eletrobras na Câmara dos Deputados, José Carlos Aleluia (DEM-BA), afirmou ontem (21) que “não terá dificuldade nenhuma” em submeter a matéria à aprovação ao plenário, caso seja demorada a fase preliminar de tramitação, que é de análise. Ao participar do seminário Setor Elétrico: Enfrentando os desafios, na sede da CNI, Aleluia adiantou a jornalistas que pretende apresentar seu relatório em 17 de abril.
Também presente ao seminário, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, explicou como será a privatização da Eletrobras. “Estamos privatizando através de uma capitalização. Nós não estamos vendendo sequer um papel da empresa. Estamos diluindo o capital da União”, afirmou o ministro, ao ressaltar que, para ele, os problemas da estatal são provenientes de equívocos cometidos em 2017.
O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, por sua vez, disse que, para deslindar a ação coletiva formalizada nos Estados Unidos, por investidores que se sentiram lesados diante de irregularidades na empresa, há chances de a estatal firmar um acordo com a Justiça, nos moldes daquele selado pela Petrobras. Observou, porém, que são casos diferentes e que talvez nem mesmo se possa comparar um ao outro, acrescentando que não se encontra “sob a mesma pressão”.
Ferreira Júnior destacou que, se a privatização das seis empresas de distribuição vinculadas à Eletrobras não ocorrer como esperado, elas serão liquidadas, conforme consenso já fechado em assembleia da estatal. O Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) pretende transferir o controle acionário da esfera pública à privada das distribuidoras do Acre, de Alagoas, Amazonas, Piauí, Rondônia e Roraima. Ele informou que um leilão, junto à B3 (antiga BM&F Bovespa), está previsto para 21 de maio e que não deve ser remarcado (ABr)