72 views 2 mins

Reforma da Previdência ‘ajudará a conter inflação e juros’

em Manchete
terça-feira, 18 de abril de 2017
Alan Marques/Folhapress

Alan Marques/Folhapress

Presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn.

A reforma da Previdência será importante para conter a inflação e ajudar na queda dos juros, disse ontem (18) o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, durante seminário promovido pelo banco Itaú, em São Paulo. Segundo ele, as reformas estruturais em tramitação no Congresso são fundamentais para o bom desempenho da economia brasileira.
“Várias reformas e ajustes aumentaram a confiança e reduziram a percepção de risco. A continuidade nessa direção, em especial com a aprovação da reforma da Previdência, será importante para a sustentabilidade da desinflação e da queda da taxa de juros estrutural da economia”, disse, aduzindo que a aprovação das reformas econômicas aumentará a flexibilidade para a autoridade monetária reduzir ainda mais os juros, barateando o crédito e facilitando a retomada do crescimento.
“Quanto mais perseverarmos nas reformas e ajustes, mais rápida será a recuperação econômica, com geração de emprego e renda para os brasileiros”, acrescentou. Segundo Goldfajn, o BC tem tido sucesso em conter a inflação, que tem caído desde o fim do ano passado. Ele reiterou a projeção de que a inflação oficial pelo IPCA feche o ano abaixo de 4,5%, o centro da meta e citou o boletim Focus que aponta IPCA de 4,1% para 2017 e de 4,4% para 2018.
De acordo com o presidente do BC, a inflação chegará ao ponto mais baixo no terceiro trimestre, subindo levemente perto do fim do ano. A alta, no entanto, não comprometerá as projeções do Copom, que também aponta inflação oficial de 4,1% para 2017. O cenário atual permitirá que a Selic caia para 8,5% ao ano em 2017. Atualmente, a taxa está em 11,25% ao ano (ABr).