68 views 2 mins

Rebaixamento ‘pode ajudar’ na aprovação da reforma da Previdência

em Manchete
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
Tânia Rêgo/ABr

Tânia Rêgo/ABr

Maia: rebaixamento pode ajudar a convencer parlamentares sobre a importância da reforma.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia disse que o rebaixamento da nota de crédito do Brasil pode ajudar no convencimento dos parlamentares em torno da reforma da Previdência. A agência internacional de classificação risco de Standard & Poor’s rebaixou o país para três níveis abaixo do grau de investimento. Ela justificou sua avaliação negativa por conta da demora na implementação das reformas, que poderiam reduzir os riscos fiscais do país.
Para Rodrigo Maia, a avaliação da agência internacional pode contribuir para o avanço da proposta na Câmara “se parte do governo não tentar responsabilizar o Congresso”, disse o deputado. Ele sinalizou que a responsabilidade pela aprovação da reforma também é do governo. “Todos têm responsabilidade. A liderança do governo é decisiva para aprovar a reforma”, acrescentou.
O Congresso está em recesso parlamentar até fevereiro. Neste período, líderes partidários estão se mobilizando junto à equipe do governo para garantir votos favoráveis à reforma. A proposta que altera as regras de acesso à aposentadoria tramita na Câmara desde o fim de 2016. Foi aprovada em uma comissão especial da Câmara em maio e, desde então, aguarda para ser analisada em plenário.
A tramitação da proposta, no entanto, ficou paralisada depois que chegaram à Câmara duas denúncias contra o presidente. O processo de votação gerou desgaste na base aliada do governo e provocou o recuo do apoio de vários deputados em torno das reformas. O quorum para aprovar a emenda é de 308 deputados, o que corresponde a dois terços do total de 513 parlamentares em dois turnos. (ABr)