74 views 2 mins

Produção e venda de veículos caíram sensivelmente em janeiro

em Manchete
quinta-feira, 04 de fevereiro de 2016

Arquivo/ABr

O estoque é alto e a produção vem sendo ajustada.

A produção de veículos automotores caiu 29,3% em janeiro na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com balanço da Anfavea. Em janeiro, foram produzidas 145,1 mil unidades, enquanto no mesmo período de 2015 o total ficou em 205,3 mil. Em relação ao mês de dezembro, quando a produção foi de 142,8 mil unidades, houve elevação de 1,6%.
O licenciamento registrou retração de 38,8%, com a venda de 155,3 mil unidades em janeiro. Em igual mês do ano passado, foram comercializadas 253,8 mil. Na comparação com o mês de dezembro, quando foram vendidos 227,8 mil veículos, houve queda de 31,8%. “O desempenho foi bastante negativo, mas nada que nos surpreendesse, porque já havíamos alertado que teríamos quedas relativas mais altas do que a previsão de fechamento do ano”, disse o presidente da Anfavea, Luiz Moan.
As exportações aumentaram 37,1% em janeiro na comparação com o mesmo mês de 2015. Foram vendidas 22,3 mil unidades no mercado externo, ante as 16,3 em janeiro do ano passado. “Continuamos priorizando as exportações e trabalhando com o governo na abertura de novos mercados”, destacou o presidente da Anfavea. Além disso, Moan disse que o setor automobilístico brasileiro está negociando com a Argentina, que é seu mais importante cliente.
Os estoques passaram de 271 mil unidades, em dezembro, para 254 mil, em janeiro. “[O estoque] ainda está bastante alto e com isso o nível de produção deve continuar sendo ajustado nos próximos meses. Vivemos um impacto na capacidade ociosa de produção, que está muito alta, por isso o nível de emprego está praticamente estável”. Segundo os dados da Anfavea, em janeiro estavam empregadas 129,3 mil pessoas na indústria automobilística, 0,3% a menos do que em dezembro. Na comparação com janeiro do ano passado, são 10,2% funcionários a menos (ABr).