67 views 2 mins

Moro recebe honraria de Doria e agradece apoio

em Manchete
sexta-feira, 28 de junho de 2019
Moro temsporario

Moro temsporario

Sergio Moro recebeu de João Doria a honraria máxima do estado de São Paulo, a Medalha da Ordem do Ipiranga.

Foto: Rovena Rosa/ABr

O Ministro de Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, recebeu na sexta-feira (28), a honraria máxima do estado de São Paulo, a Medalha da Ordem do Ipiranga, no grau Grã-Cruz. O governador João Doria destacou a cooperação do ministro na transferência de lideranças da facção criminosa PCC para presídios federais, e o trabalho de Moro como juiz da Operação Lava Jato.
“Essa parceria permitiu que ao 34º dia de sua função como ministro e eu como governador de São Paulo, colocássemos 22 chefes do PCC em presídios federais. Nenhuma notícia vazou, nenhuma informação foi compartilhada em sites”, lembrou Doria, ao acrescentar que a homenagem é também um reconhecimento aos serviços prestados por Moro como juiz da Lava Jato. “Se não fosse este homem, liderando um grupo de patriotas, como juízes, desembargadores e promotores, não teríamos a Lava Jato”, afirmou.
A homenagem ocorre em meio aos vazamentos de conversas entre o então magistrado e o procurador Deltan Dallagnol, que coordena a força-tarefa, feitas pelo site de notícias The Intercept Brasil. O ministro Sergio Moro afirma que não reconhece a autenticidade dos diálogos e diz que as conversas podem ter sido “editadas e manipuladas” por meio de ataques de hackers.
Moro agradeceu a honraria e referiu-se à cerimônia como uma manifestação de apoio. Ele disse que desde o início da Lava Jato enfrenta ataques. “Mais recentemente, ataques recorrentes de invasões criminosas, que estão sendo investigadas. A Polícia Federal deve chegar aos responsáveis”, disse. Apesar dos ataques, Moro tem recebido muitas manifestações de apoio (ABr).