135 views 2 mins

Meirelles: carga tributária pode ser decrescida após ajuste fiscal

em Manchete
quinta-feira, 30 de junho de 2016

José Cruz/ABr

Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles.

Brasília – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou ontem (30), que, após a conclusão do ajuste fiscal, será possível reduzir a carga tributária do País. Ele ressaltou que o governo está tomando medidas para a reestruturação fiscal, mas não deixou claro quando seria a conclusão desse processo. “É papel do governo garantir uma moeda estável (…) e ter capacidade de administrar finanças públicas”, disse. “Arrecadar apenas o necessário, com carga tributária que seja decrescida após o ajuste fiscal”, afirmou.
Em evento no Palácio do Planalto com representantes da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil, Meirelles afirmou que a atividade econômica já começa a dar sinais de recuperação. A explicação, segundo ele, são as elevações nos índices de confiança, que “antecedem a mudança”. Afirmou que, com a aprovação de medidas, como o estabelecimento de um teto para o gasto público, a economia “certamente” voltará a crescer. “Teto do gasto trará previsibilidade nos próximos anos”, disse, lembrando que o governo também obteve avanço na negociação com os Estados. Meirelles disse ainda que a eficiência no comércio é essencial para o País, dada a importância do setor para a economia.
Também presente na cerimônia, o ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, afirmou o evento demonstra o apoio do setor privado às iniciativas do governo Temer. “Temos feito um conjunto amplo de iniciativas, que demonstram a direção da política econômica que o governo federal está tomando, é uma linha que tem uma base bastante clara, que é o reestabelecimento da confiança”, disse. Segundo o ministro, para ser fundamentada essa base é preciso da consolidação fiscal no País. “A estabilização fiscal do País e retomada do crescimento são dois movimentos que precisam ocorrer concomitantemente”, disse (AE).