62 views 3 mins

Líderes mundiais vão de espanto a euforia com vitória de Trump

em Manchete
quarta-feira, 09 de novembro de 2016
Michael Sohn/AP Photo

Michael Sohn/AP Photo

Chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que quer manter uma “colaboração estreita” com o novo governo.

Os líderes internacionais demonstraram reações diversas após os Estados Unidos elegerem o magnata Donald Trump ontem (9) como seu futuro presidente. A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou que quer manter uma “colaboração estreita” com o novo governo e ressaltou que os dois países estão ligados por “valores em comum” como a “democracia, liberdade e o respeito às pessoas”. A premier britânica, Theresa May, ressaltou que os norte-americanos são parceiros “estreitos e vizinhos” e que isso não mudará com as eleições. Ela parabenizou Trump e disse querer debater a “relação especial” entre as duas nações “na primeira ocasião possível”.
Já o presidente chinês, Xi Jinping, disse em telegrama enviado a Trump que está “ansioso” para ter novas conversas com o presidente que devem se seguir “sem conflito e sem confrontação” com base “no princípio de respeito mútuo”. O mandatário ainda ressaltou que espera uma relação “win win” com o novo governo, ou seja, boa para os dois lados. A presidente sul-coreana, Park Geun-hye, solicitou uma rápida cooperação com a nova administração, ressaltando a importância de trabalhar em constante contato perante à crescente ameaça nuclear representada pela Coreia do Nort
O governo turco também parabenizou Trump através de seu presidente, Recep Tayyip Erdogan, e por seu premier, Binali Yildrim. “O povo norte-americano fez sua escolha e com essa escolha os EUA iniciam uma nova fase. Desejo um futuro feliz para os Estados Unidos, interpretando favoravelmente a escolha do povo”, disse Erdogan.
Quem também felicitou o magnata foi o presidente egípcio Abdel Fattah al-Sisi, que foi o primeiro líder internacional a telefonar para o novo titular da Casa Branca. O premier húngaro, Viktor Orbán, também comemorou a eleição de Trump dizendo que essa era uma “notícia magnífica” e que a democracia “ainda está viva”. Na América do Sul, além do presidente brasileiro Michel Temer, o argentino Mauricio Macri, parabenizou o novo chefe de Estado e disse que “espera poder trabalhar juntos pelo bem de nosso povo” (Ansa).