93 views 47 secs

Lei proíbe copos e talheres de plástico na capital paulista

em Manchete
segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, sancionou ontem (13), a lei que proíbe o fornecimento de copos, pratos e talheres de plástico na cidade. Com a proibição, os itens devem não só deixar de ser oferecidos por bares e restaurantes, como também não estarão mais disponíveis no comércio e em supermercados para uso doméstico. A legislação entra em vigor em 1º de janeiro de 2021.

O vereador Xexeu Tripoli (PV), autor do projeto de lei sancionado, disse que 16% do lixo gerado pelo município é de plástico em diversas formas. Overeador defendeu que os copos e talheres descartáveis sejam substituídos por itens de material biodegradável ou reutilizável. Covas disse que antes mesmo da regulamentação a proibição dos canudos plásticos já tem gerado impactos positivos na cidade.

A Abiplast disse que as proibições aos produtos “trazem insegurança jurídica, mexem com a competitividade e o planejamento financeiro das empresas, causando impacto nos investimentos, na geração de empregos e até mesmo na manutenção da atividade industrial”. A representante da indústria de plástico defende que em vez de proibir, o uso desse produtos seja regulamentado de forma a reduzir o consumo e garantir a reciclagem.