63 views 2 mins

Judiciário lança painel de combate a notícias falsas, as chamadas fake news

em Manchete
terça-feira, 11 de junho de 2019
Judiciario temproario

Judiciario temproario

Foto: Marcelo Camargo/ABr

Presidente do STJ, João Otávio de Noronha, Presidente do CNJ e do STF, Dias Toffoli, e o corregedor Nacional de Justiça, Humberto Martins, no lançamento.

Um grupo formado por entidades ligadas à área da Justiça, associações e representantes da imprensa foi instalado ontem (11) para atuar na checagem de informações e combate a notícias falsas, as chamadas fake news. O Painel Multissetorial de Checagem de Informações e Combate a Notícias Falsas tem entre parceiros o STF e o CNJ. A checagem será feita sobre posts e notícias a respeitos de atos do STF e do STJ. A intenção é futuramente estender a verificação a outros tribunais e instituições.
As notícias serão checadas pelos jornalistas dos sites Aos Fatos, Boatos.Org, Conjur, Jota, Migalhas e UOL-Confere. Outros portais, como o Jusbrasil e Jus Navigandi, também vão participar. O presidente do STF, Dias Toffoli, disse que as notícias fraudulentas são motivo de preocupação. Ressaltou ainda que as fake news atingem a democracia e o estado democrático de direito, e são graves quando envolvem o poder Judiciário.
“As notícias falsas são especialmente graves quando praticadas contra o poder Judiciário, que lida diariamente com questões sensíveis, muitas de grande repercussão em todas as áreas. Distorcer o teor de suas decisões, suas práticas, pode afetar a vida de muitas pessoas, além de colocar em risco a credibilidade de instituições essenciais”, disse. Entidades como a FGV, a OAB, a Abratel e a Abert, além de observadoras e consultoras do painel, atuarão na conscientização dos males causados por aquelas notícias
O presidente OAB, Felipe Santa Cruz, destacou que o combate às fake news é uma luta que deve ser travada no país e é preciso identificar a quem interessa a difusão de notícias fraudulentas (ABr).