79 views 2 mins

JBS suspende operações de mais uma fábrica em Mato Grosso

em Manchete
terça-feira, 14 de julho de 2015

Divulgação

A interrupção “se deve à baixa disponibilidade de matéria-prima!.

São Paulo – A JBS suspendeu ontem (14), suas operações de abate de bovinos em Matupá, no norte de Mato Grosso. Em comunicado, a companhia informa que a interrupção é temporária e “se deve à baixa disponibilidade de matéria-prima” na região, que ocasiona um aumento da ociosidade nas unidades fabris. A empresa mantinha cerca de 200 funcionários da unidade de Matupá e afirma que os trabalhadores terão a possibilidade de migrar para outras fábricas. Os que não aceitarem a mudança serão demitidos.
A companhia informa que a decisão já foi comunicada ao sindicato representativo da região e que ainda mantém atividades em 11 plantas industriais em Mato Grosso. Desde maio, a JBS já paralisou abates em outras duas fábricas mato-grossenses: uma em Cuiabá e outra em São José dos Quatro Marcos. A companhia também interrompeu as atividades em Ariquemes (RO), em junho, também justificando a decisão pela dificuldade em obter bois para o abate. Na semana passada, deu início ao período de férias coletivas em sua unidade de Nova Andradina (MS).
Segundo levantamento da Scot Consultoria, em torno de 30 plantas frigoríficas estão com atividades paralisadas no País, considerando os fechamentos dos últimos 18 meses. Quando são contabilizadas as unidades que concederam férias coletivas mas já retomaram os abates, ainda que em ritmo lento, o número supera 40 fábricas. De acordo com os analistas da Scot, os Estados com o maior número de plantas paradas são Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rondônia e Rio Grande do Sul (AE).