79 views 2 mins

Inflação nunca saiu de controle depois do plano de metas, diz Tombini

em Manchete
sexta-feira, 20 de maio de 2016

Marcelo Camargo/ABr

Presidente do BC, Alexandre Tombini.

O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, disse que desde a implementação do regime de metas, a inflação sempre esteve sob controle, mesmo tendo, em alguns momentos, ultrapassado o limite superior da banda, de 6,5%. As declarações do presidente do BC, que deixará o cargo em breve, foram dadas durante a solenidade de abertura do XVIII Seminário Anual de Metas para a Inflação. Em seu discurso, Tombini lembrou que o regime de metas está “perto de completar 17 anos” e que ‘certamente deixará importantes contribuições para a contínua evolução do regime de metas para a inflação brasileira’.
Na sua avaliação, a robustez do regime foi “testada e aprovada” em vários ciclos monetários nos últimos anos, sob os mais diferentes cenários econômicos e sob a influência de fatores não econômicos que, por vezes, se mostraram bastante severos.
“No cenário internacional, penso que podemos concluir que o regime de metas hoje encontra amplo apoio nas mais diferentes jurisdições. Tombini avaliou que o sistema, seja no ciclo imediatamente posterior à sua adoção, quando o país enfrentou um período conturbado pós-adoção do regime de câmbio flutuante, na esteira de uma crise de balanço de pagamentos, seja em ciclos de crescimento econômico ou, ainda, em fases desafiadoras, “a manutenção dos princípios do regime permitiu que a inflação fosse mantida sob controle”.
Ele encerrou seu pronunciamento reafirmando suas convicções sobre o sucesso do regime, ainda que, em algumas aferições anuais, a inflação tenha ultrapassado o limite superior do intervalo de tolerância definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), “situação prevista e administrável no âmbito do próprio regime de metas”. Segundo Tombini, a inflação em si jamais fugiu ao controle do BC nesses dezessete anos do regime de metas” (ABr).