72 views 2 mins

Indústria não deixou de acreditar na recuperação, diz a FGV

em Manchete
segunda-feira, 24 de abril de 2017
Henry Milleo/Gazeta do Povo

Henry Milleo/Gazeta do Povo

A queda da Selic é ingrediente favorável.

Rio – O empresário industrial ficou um pouco menos satisfeito com a situação atual em abril, mas não deixou de esperar por dias melhores num horizonte próximo, segundo os resultados preliminares da Sondagem da Indústria, divulgada ontem (24), pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
A expectativa é que a produção industrial recue em março, na comparação com fevereiro, mas sem afetar a trajetória de melhora do setor, contou a coordenadora da sondagem, Tabi Thuler.
“A indústria não deixou de acreditar na tendência de recuperação pela qual está passando. A questão é que o momento do ciclo econômico atual combina fatores que melhoraram e outros fatores que continuam ruins”, justificou Tabi, economista do Ibre/FGV. O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de abril teve ligeiro avanço de 0,1 ponto em relação ao resultado fechado de março.
Se confirmado, o indicador alcançou 90,8 pontos. No resultado preliminar de abril, o Índice da Situação Atual (ISA) recuou 0,3 ponto, para 88,2 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) cresceu 0,5 ponto, para 93,6 pontos. Segundo Tabi, a indústria mostra certa frustração com a recuperação da demanda esperada pelo saque de contas inativas do FGTS, uma vez que os recursos estão migrando para a quitação de dívidas em vez de consumo.
O compasso de espera pela aprovação de reformas no Congresso, como a da Previdência, também pesa negativamente. Por outro lado, a manutenção do ajuste nos estoques e o corte na taxa básica de juros como consequência de uma política monetária eficaz são ingredientes favoráveis. O Ibre/FGV espera uma queda entre 1,5% e 2% na produção industrial de março ante fevereiro, medida pelo IBGE na Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física. A prévia dos resultados da Sondagem da Indústria incluiu a consulta a 783 empresas. O resultado final da pesquisa será divulgado no próximo dia 28 (AE).