78 views 2 mins

Governo aumenta para 1,6% previsão de crescimento da economia para 2017

em Manchete
quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Reprodução

Conforme o secretário, o país deve voltar a registrar crescimento econômico a partir do quarto trimestre deste ano.

Os sinais de recuperação da economia levaram o governo a aumentar a previsão de crescimento para 2017. A estimativa de expansão do PIB passou de 1,2% para 1,6% para o próximo ano, anunciou o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Carlos Hamilton Araújo. A projeção para inflação oficial pelo IPCA foi mantida em 4,8%. Os números serão usados na elaboração do projeto da Lei Orçamentária Anual de 2017, que será enviado ao Congresso Nacional até o próximo dia 31.
Segundo o secretário, o governo só divulgará o reflexo do aumento do crescimento econômico na arrecadação federal no envio do projeto. Caso as receitas subam mais que o esperado, o governo não teria de aumentar tributos para reforçar o caixa no próximo ano e cumprir a meta de déficit primário (resultado negativo nas contas públicas desconsiderando o pagamento de juros) de R$ 139 bilhões em 2017.
De acordo com Araújo, as recentes melhorias nos indicadores financeiros e os sinais de recuperação da economia permitiram à equipe econômica reajustar a estimativa de crescimento para o próximo ano. Conforme o secretário, o país deve voltar a registrar crescimento econômico a partir do quarto trimestre deste ano.
“Em termos reais, a produção industrial cresce há quatro meses seguidos. A pesquisa do IBGE mostrou sinais de estabilização na atividade do comércio, com crescimento de 0,1% em junho. Temos indicações de que o segundo semestre terá desempenho melhor que o primeiro. No nosso cenário base, estimamos crescimento do PIB no quarto trimestre em relação ao terceiro”, explicou o secretário. Para 2016, a Secretaria de Política Econômica reduziu a previsão de contração do PIB de 3,1% para 3%. A projeção para o IPCA foi mantida em 7,2% (ABr).