62 views 44 secs

Fumaça de caminhões: multados 731 veículos

em Manchete
terça-feira, 24 de abril de 2018
Reginaldo dos Satos/EPTV

Reginaldo dos Satos/EPTV

Fiscais da Cetesb multaram ontem (24) 731 veículos movidos a diesel em 22 pontos do estado.

Uma operação da Cetesb e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente multou ontem (24) 731 veículos movidos a diesel em 22 pontos do estado. A ação deu início à Operação Inverno 2018, que vai intensificar a fiscalização para evitar episódios críticos de poluição do ar. Foram fiscalizados 35.988 caminhões.
“A ideia central é tolerância zero com fumaça preta. É impedir que a fumaça preta e o material particulado que ela contém atinjam o pulmão das pessoas, prejudiquem a saúde. Até o final da Operação Inverno, estaremos repetindo esse megacomando em mais ocasiões, em diversos pontos estratégicos espalhados no estado”, disse o secretário de Meio Ambiente, Maurício Brusadin.
Os fiscais têm à disposição duas formas para identificar se o veículo está emitindo fumaça fora das normas ambientais: o uso de aparelhos denominados opacímetros, que verificam as emissões que saem diretamente dos tubos de escapamento, ou a aplicação da escala de Ringelmann, uma cartela em que se faz a comparação visual da cor da fumaça com tons impressos, permitindo a constatação de irregularidade (ABr).