65 views 2 mins

Extinção de municípios não é “ponto de honra”, diz Bolsonaro

em Manchete
quarta-feira, 04 de dezembro de 2019

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem (4) que caberá ao Congresso decidir se mantém ou não o dispositivo que prevê a extinção de municípios na proposta em tramitação no Legislativo.
“Um município que arrecada R$ 1 mil por mês, [mas] tem uma despesa de R$ 10 mil, é um município deficitário. Agora, não é ponto de honra, não. O Congresso tem liberdade”, afirmou em frente ao Palácio do Alvorada, residência oficial do presidente.

A medida propõe a extinção de municípios que não atingirem, em 2023, o limite de 10% dos impostos sobre as receitas totais e que tenham população de até cinco mil habitantes. Porém, desde que chegou ao Senado, onde começou a tramitação, o texto e os critérios propostos recebeu críticas de organizações como a Confederação Nacional dos Municípios que realizou um estudo sobre a proposta.

Os municípios com até 50 mil habitantes correspondem a 87,9% do território. Os que têm população de até cinco mil habitantes totalizam 1.252, o equivalente a 22,5% das cidades. Desses, 1.217 (97%) não atingiriam o limite de 10% dos impostos sobre suas receitas totais. Para Bolsonaro, a fusão de municípios poderá ajudar na melhor aplicação de recuros públicos.

“Se o município tem renda própria vai continuar sem problema nenhum. Mas tem município que [a renda] não dá pra pagar a folha de vereadores. Eu não quero tirar emprego de vereador, mas não dá. Dá para, ao fundir, ter um pouco mais de recurso e aplicar no que interessa no município. Não é perseguir vereador nem prefeito. E não vai ser extinto o município, ele vai ser incorporado por outro. Alguns acham que vai ser feita ali uma derrubada. Não, vai ser um distrito de um [outro] município ali” (ABr).