89 views 2 mins

EUA retomarão pena de morte em presídios federais

em Manchete
quinta-feira, 25 de julho de 2019
EUA temporario

EUA temporario

Atualmente, há 61 pessoas no corredor da morte a nível federal.

Foto: Pixabay/Reprodução

Após 16 anos de suspensão, o governo dos Estados Unidos (EUA) anunciou ontem (25) que retomará a execução de condenados à pena de morte por tribunais federais. Cinco presos devem ser executados a partir de dezembro. No ano passado, ocorreram 25 execuções. Mas todas foram levadas a cabo por autoridades estaduais. A última execução pelo governo federal ocorreu em 2003.
De acordo com o procurador-geral do país, William Barr, a retomada das execuções visa ‘fazer justiça às vítimas dos crimes mais horríveis’. “O Departamento de Justiça respalda o Estado de direito e devemos às vítimas e às suas famílias levar adiante a sentença imposta pelo nosso sistema de justiça”. O procurador transmitiu sua decisão ao FBI e pediu ao diretor interino, Hugh Hurwitz, que programe as execuções de cinco presos que foram condenadas à morte por assassinato, por crimes de tortura e estupro contra crianças e idosos.
O Supremo Tribunal restituiu a pena de morte em 1976 e isso permitiu aos Estados mais conservadores do sul dos EUA, como Alabama e Mississipi, implementar esta pena. Atualmente, há 61 pessoas no corredor da morte a nível federal. Entre os condenados estão o autor do atentado à Maratona de Boston em 2013, Dzhokhar Tsarnaev, e o atirador de Charleston, Dylann Roof, que matou nove pessoas no ataque à Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel, em junho de 2015 (Deutsche Welle).