66 views 2 mins

Estados Unidos e China concluem Fase 1 de acordo comercial

em Manchete
sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

A China e os Estados Unidos encerraram na sexta-feira (13) a Fase 1 do Acordo de Comércio. A notícia foi dada pelo Presidente dos Estados Unidos na rede Twitter, informando que “foi alcançado um acordo para uma Fase 1 bastante ampla com a China”. Essencialmente, Pequim aceitou fazer reformas estruturais e comprar mais produtos norte-americanos.

Ao confirmar o acordo, que abre caminho à Fase 2 das negociações, a China sublinhou que espera que ambas as partes venham a respeitar o texto, depois de este ser assinado. Os EUA prometeram suspender US$ 160 milhões de dólares (quase 150 mil milhões de euros) em tarifas retaliatórias sobre produtos chineses. Também irão pôr fim a outras taxas já em vigor e eliminar progressivamente as acusações que pendem sobre a China, na disputa comercial.

Em troca, Pequim compromete-se a adquirir US$ 50 bilhões de dólares em produtos agrícolas norte-americanos em 2020, o dobro do que comprou em 2017, ano em que o conflito comercial teve início. Irá ainda aumentar o acesso das empresas norte-americanas ao mercado chinês e reforçar a proteção imediata de direitos de propriedade intelectual.

Apesar de as confirmações oficiais não terem surgido de imediato, nem por parte da administração norte-americana, nem por parte de Pequim, o presidente norte-americano antecipou tudo e todos e celebrou o acordo na rede Twitter. “Chegamos a um acordo para uma Fase 1 bastante ampla com a China”, escreveu Donald Trump (RTP/ABr).