72 views 3 mins

Endividamento atingiu 56,3% das famílias paulistanas em dezembro

em Manchete
segunda-feira, 15 de janeiro de 2018
Arte TUTU

Arte TUTU

As dívidas no cartão de crédito continuam sendo as principais, com 73,4% das famílias endividadas.

Pesquisa realizada mensalmente pela FecomercioSP mostrou que, em dezembro, 56,3% das famílias paulistanas declararam ter algum tipo de dívida. Houve ligeira queda, de 0,4 ponto porcentual (pp) em relação a novembro, quando 56,7% estavam nessa situação. Em comparação a dezembro de 2016 (51,9%), a alta foi de 4,4 pp, o que representa, em termos absolutos, um adicional de quase 200 mil famílias compromissadas com dívidas. Atualmente, são 2,19 milhões de famílias endividadas em São Paulo.
A pesquisa mostra ainda que houve redução do endividamento em todas as faixas de renda. A parcela de famílias endividadas com renda abaixo de dez salários mínimos ficou praticamente estável, ao passar de 60,2% em novembro para 59,9% em dezembro. Para o grupo de famílias com renda superior a dez salários mínimos, essa proporção caiu quase um pp, ao passar de 46,8% para 45,9%. No contraponto anual, os dois grupos registraram crescimento: de 3,5 pp para o primeiro e 7,0 p.p. para o segundo.
Segundo a assessoria econômica da FecomercioSP, a alta de 4,4 p.p. na taxa de endividamento em relação a dezembro de 2016 é um sinal de que as famílias estão ampliando seu consumo com auxilio do crédito, e tal comportamento gera expectativas otimistas para as vendas do varejo neste fim de ano. Em relação às famílias que não conseguiram realizar a quitação da dívida na data do vencimento, houve recuo na comparação mensal, passando de 20,4% em novembro para 19,7% em dezembro.
O número das famílias que não vão conseguir pagar a dívida no próximo mês ficou tecnicamente estável. O porcentual em dezembro foi de 7,4% contra 7,7% de novembro. Atualmente, são 290 mil famílias que estão nesta situação mais delicada. Entre os inadimplentes, 37% têm a intenção de pagar pelo menos parte dos compromissos; e 23,4% pretendem pagar o total devido. As dívidas no cartão de crédito continuam sendo as principais, com 73,4% das famílias endividadas nessa modalidade. Em seguida, aparecem o financiamento de veículos (14,2%) e os carnês (14%). Na sequência, vêm o financiamento imobiliário, com 11,3%, e todos os outros abaixo dos 10% (AI/FecomercioSP).