80 views 2 mins

Cidade declara ‘calamidade’ após barragem transbordar

em Manchete
quinta-feira, 11 de julho de 2019
Cidade temproario

Cidade temproario

Vista aérea de Coronel João Sá após transbordamento de barragem.

Foto: Prefeitura Local

Uma barragem transbordou ontem (11) na cidade de Pedro Alexandre (BA), que declarou estado de emergência e calamidade por causa das inundações que tomaram o município. O incidente ocorreu no distrito de Quati, por volta de 11h da manhã, e a lama seguiu para a cidade vizinha de Coronel João Sá, cujo prefeito, Carlinhos Sobral, emitiu um alerta de enchente nas redes sociais.
“Pessoal, a barragem do Quati estourou. É uma situação atípica. Nunca aconteceu isso com essa barragem. Nós não sabemos as consequências. Eu peço encarecidamente a todas as pessoas que moram em área de risco que saiam das suas casas”, disse. Não há registro de feridos, mas moradores das áreas afetadas pelo rompimento tiveram de ser evacuados.
Professor de química Ricardo Lima, que mora em Pedro Alexandre desde 1998, disse que o reservatório foi construído em 2004 para abastecer o povoado de Quati, que é uma ‘comunidade bastante carente’. “O paredão foi feito de terra mesmo, bem reforçado, e suportou bem nos últimos anos”, afirmou. A suspeita é que as fortes chuvas que caem na região tenham feito o reservatório transbordar e romper a barragem. A Agência Nacional de Águas (ANA), citada pelo UOL, disse que a barragem se chama Riacho Lagoa Grande, tem sete metros de altura, e a responsabilidade pela fiscalização é do governo da Bahia (ANSA).