139 views 2 mins

Cancelada ata sobre compra de energia de Itaipu

em Manchete
quinta-feira, 01 de agosto de 2019
Brasil temporario

Brasil temporario

As áreas técnicas dos dois governos voltarão a negociar a contratação da energia de Itaipu.

Foto: Caio Coronel/Divulgaçãoi/Itaipu

Brasil e Paraguai cancelaram ontem (1º) a ata de um acordo entre os dois países, voltado para a compra de energia elétrica produzida pela Usina Hidrelétrica de Itaipu. O documento foi assinado pelo embaixador do Brasil no Paraguai, Carlos Simas Magalhães, e pelo embaixador paraguaio no Brasil, Federico González, em Assunção. Com essa medida, as áreas técnicas dos dois governos voltarão a negociar a contratação da energia de Itaipu.
O pedido de anulação da ata foi feito pelo governo paraguaio, após a divulgação das condições do documento, o que desencadeou uma crise política no país vizinho. O Ministério das Relações Exteriores informou que acompanha “com grande atenção” os desdobramentos da crise política no Paraguai. O caso, que resultou na renúncia do chanceler Luis Castiglioni e do embaixador paraguaio no Brasil, Hugo Caballero, aumentou a pressão sobre o presidente Mario Abdo Benítez, que corre o risco de sofrer um processo de impeachment.
“Ao reiterar total respeito ao processo constitucional do Paraguai, o Brasil confia em que o processo seja conduzido sem quebra da ordem democrática, em respeito aos compromissos assumidos pelo Paraguai no âmbito da cláusula democrática do Mercosul – Protocolo de Ushuaia”, afirma ainda a nota do Itamaraty.