54 views 2 mins

Brasil presta serviços ambientais ao mundo, diz ministro do Meio Ambiente

em Manchete
segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Justica temporario

Foto: Fabio Rodrigues/ABr

Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou, em entrevista à TV Brasil, que o país presta serviços ambientais ao mundo e precisa receber por isso. Salles está em Nova York, onde participa da 74ª Assembleia Geral da ONU, ao lado do presidente Jair Bolsonaro. A repercussão dos incêndios na Floresta Amazônica colocou a questão ambiental no centro do debate internacional.
“O Brasil presta serviços para o mundo, o chamado PSA, pagamento por serviços ambientais, nós precisamos receber por eles, o pagamento por serviços ambientais é algo merecido pelo Brasil”, afirmou. O PSA pode avançar no país com a aprovação do projeto que cria a Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais (PNPSA), destinada a regulamentar a remuneração de produtores, indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais que conservarem áreas de preservação.
“Os brasileiros que vivem lá [na Amazônia] precisam sentir que realmente a floresta vale mais em pé, que é importante preservar, que isso traz benefício econômico para toda a população”, acrescentou o ministro. “O Brasil tem um excelente histórico de preservação ambiental. Um país que preservou 84% do seu bioma Amazônia, tem 60% da sua vegetação nativa nos seus biomas preservados. Temos um código florestal que é exemplo de norma de ocupação ambiental para o mundo. O Brasil tem muita coisa positiva para mostrar”, acentuou.
Para Ricardo, o país negligenciou, nas últimas décadas, a inclusão socioeconômica da população que vive na Amazônia. “O Brasil, durante 20 anos, deixou para trás esses brasileiros que vivem na região da Amazônia, não levou desenvolvimento econômico para a região, não distribuiu a prosperidade para que essas pessoas pudessem crescer, enfim, ter alternativas de desenvolvimento econômico” frisou (ABr).