139 views 2 mins

Brasil precisa fazer reforma na Previdência, diz Delfim Netto

em Manchete
segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Divulgação

Delfim: é preciso “vigiar” os gastos de programas como o Bolsa Família.

O Brasil precisa fazer reformas na Previdência Social e acabar com vinculações orçamentárias, na avaliação do economista Antônio Delfim Netto, ex-ministro da Fazenda. Ele foi entrevistado ontem no programa Brasilianas.org, na TV Brasil, apresentado pelo jornalista Luís Nassif. “A Previdência é insustentável. Você sabe que daqui a dez anos quebra mesmo”, disse. Para ele, é preciso fixar uma idade mínima para aposentadoria entre 65 e 67 anos e igual para homens e mulheres.
Ele defendeu também maior flexibilidade para a administração pública na gestão do Orçamento. “A vinculação reduz a competência do Parlamento e do Executivo. A vinculação é ligar o piloto automático e esperar acabar a gasolina”, disse. O ex-ministro defendeu programas sociais como o Bolsa Família e a aposentadoria rural.
“Não é necessário eliminar a ideia de que a sociedade precisa ser generosa e inclusiva”, avaliou. Mas ele afirmou que é preciso “vigiar” os gastos de programas como o Bolsa Família, além de enfatizar que a ajuda aos beneficiários precisa ser passageira, até que possam retomar condições de cidadania. Na entrevista, Delfim Netto também avaliou que a sociedade perdeu a confiança no governo. “O drama nosso é que ninguém acredita mais no governo. As pessoas não estão convencidas e é uma pena porque isso significa que os custos do ajuste serão muito maiores”.
Para Delfim Netto, o ajuste fiscal proposto pelo governo não foi levado a sério. “Nunca se aprovou nada. Tudo demorou muito. A coisa hoje é grave. Não é o fato de que você tenha um alto deficit e que tenha tido um aumento da relação dívida/PIB. O drama hoje é que as pessoas creem que você perdeu o controle sobre a dinâmica da relação dívida/PIB”.