108 views 2 mins

Bolsonaro cogita demitir Vélez nesta segunda-feira

em Manchete
sexta-feira, 05 de abril de 2019
Bolsonaro temporario

Bolsonaro temporario

Foto: ANSA

“Falta gestão”, disse Bolsonaro sobre o ministro da Educação.

O presidente Jair Bolsonaro disse na sexta-feira (5) que decidirá na próxima segunda (8) sobre a permanência do ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, no governo. Vélez protagonizou inúmeras polêmicas desde sua posse e é cada vez mais questionado no cargo, principalmente pela ala militar.
“Está bastante claro que não está dando certo. Ele é bacana e honesto, mas está faltando gestão”, afirmou Bolsonaro em café da manhã com jornalistas, de acordo com relato da Folha de S. Paulo.
“Até segunda vai ser resolvido. Quem vai decidir sou eu. Segunda é o dia do fico ou não fico”, reforçou o presidente. Vélez, por sua vez, garantiu na sexta que não entregará o cargo, durante fórum empresarial em Campos do Jordão.
A última crise criada pelo ministro surgiu por causa de sua intenção de revisitar a história do golpe militar de 1964 nos livros escolares, medida vista como uma tentativa de agradar a Bolsonaro e se segurar no cargo. O MEC passa por uma intensa “dança das cadeiras” nas últimas semanas, em meio a uma disputa por influência entre seguidores de Olavo de Carvalho, militares e técnicos da pasta.

Fim do horário de verão
Bolsonaro afirmou também que decidiu não adotar o horário de verão este ano. A decisão foi baseada em um parecer do ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, que aponta pouca efetividade na economia energética. No parecer dele, [o horário de verão] não causa economia [de energia] para nós e mexe no teu relógio biológico, então atrapalha a economia, em parte. E só temos o que ganhar, no meu entender, mantendo o horário como está”, disse (ANSA/ABr).