82 views 8 mins

Tendências no setor contábil e tributário para 2021

em Manchete Principal
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Um bom profissional é aquele que nunca para de aprender, não é verdade? Na contabilidade, isso não é diferente. O mundo tem inovado e o setor também vem acompanhando essas mudanças tecnológicas. Você saberia dizer quais são as tendências para 2021?

Primeiro de tudo, precisamos entender o atual cenário em que vivemos. Desde que o mundo parou, por conta da pandemia do coronavírus, em 2020, os diversos setores, entre eles, o contábil, precisaram se adaptar às mudanças, de maneira rápida. Essa incerteza de quando tudo irá voltar ao normal, ou se voltará a ser como era, gera dúvidas e expectativas, para quem trabalha no segmento de contabilidade.

A Contabilidade nunca foi tão necessária, para as empresas que buscam alternativas para se manterem vivas, em meio à crise econômica. Mas por que o contador deve estar sempre um passo à frente? Bom, como o mercado empresarial enfrenta um momento de instabilidade, caberá a esse profissional estar preparado para lidar com os desafios que as empresas enfrentarão, ao longo dos próximos meses. Fique de olho nas tendências:

. Mudanças no modelo atual? – Se, por um lado, as ferramentas irão facilitar a execução dos processos, por outro, cria-se uma necessidade de se ter alguém preparado para fazer o seu uso. É aí que entra o contador. Por isso não basta ter apenas um diploma. O profissional de contabilidade deverá estar capacitado para entender, do atual cenário econômico, tudo que há de inovador.

Conhecer bem sobre a empresa na qual está trabalhando é fundamental para que se evitem erros e as decisões tomadas, assim, sejam as mais assertivas. Entender de estratégia será um diferencial e poderá te colocar na frente da concorrência.

Imagem: Pexels

. Diferencial é tudo – Ser inteligente, apenas, não basta. Tenha sempre algum diferencial. Os profissionais plurivalentes tendem a se destacar. Por mais que você se sinta mais confortável, exercendo a função em uma determinada área, pense que agora o mercado exigirá que você saia da zona de conforto e esteja aberto a novas possibilidades.

Saber desempenhar diversas funções é um fator que o mercado levará em conta na hora de contratar um profissional. Tenha a mente aberta para aprender coisas novas e desenvolver outras atividades, além da qual está habituado.

. Soft Skills – Uma outra tendência, cada vez mais em alta, é o desenvolvimento das soft skills. Elas serão cada vez mais requisitadas no futuro. Mas afinal, o que é isso? Trata-se das competências relacionadas à personalidade e ao comportamento de cada indivíduo. Elas se baseiam nas aptidões de cada pessoa, levando em consideração o âmbito emocional, mental e social.

No ramo da contabilidade, habilidades como comunicação, criatividade, inteligência emocional, empatia, liderança e facilidade para lidar com gerenciamento de crises sob pressão estarão cada vez mais em destaque.

. Mundo digital – A convergência para o mundo digital já não é mais uma expectativa, mas sim uma realidade. O contador precisa estar acompanhando essa migração para a internet. É importante que ele esteja adaptado a essa realidade. Com isso, use a ferramenta online como a sua grande parceira. Explore as inúmeras possibilidades.

Desenvolva o vínculo com o seu público, por meio da internet, principalmente das redes sociais. Crie uma relação mais próxima que agregue valores aos seus clientes e, se possível, disponibilize conteúdos que possam auxiliá-los e mostrar que você tem autoridade no assunto. O mundo digital pode se tornar uma grande vitrine do seu trabalho.

. Terceirização de serviços – Em tempos de redução de custos, manter um funcionário, com vínculo empregatício, pode ser tornar algo caro. Contudo, há determinadas funções que não podem ser dispensadas, que é o caso da contabilidade.

Como a contratação efetiva desse profissional gera um custo, ainda mais se for preciso investir para que ele se atualize, as empresas optam por terceirizar o serviço, contratando escritórios de contabilidade. Acaba sendo mais interessante optar por uma pessoa que já esteja preparada e inteirada sobre o cenário atual do mercado, para delegar algumas atividades específicas.

Imagem: Freepik

. Transformações digitais – Uma coisa podemos afirmar: a pandemia foi um grande divisor de águas. Isso porque, se antes a gente acreditava que teríamos tempo para nos adaptarmos às mudanças tecnológicas, depois dela, vimos que isso não seria mais uma realidade.

Não há mais tempo a perder no processo de digitalização dos escritórios, ainda mais com a implementação do Sistema Público de Escrituração Digital. Há uma expectativa que as empresas maiores comprem os pequenos escritórios, formando uma grande rede que irá fornecer conhecimento de contabilidade e científico.

. Qual o primeiro passo para estar preparado? – Se você é profissional da área e deseja estar preparado para lidar com as demandas que o futuro promete, invista em conhecimento na área de tecnologia e automação de processos. Isso vai lhe proporcionar um aumento na sua produtividade, além de te tornar uma pessoa mais eficiente e com menos proporção a erros.

Essa busca pelo conhecimento irá te ajudar a se tornar uma pessoa mais estratégica, informada e pronta para identificar as melhores soluções para a demanda de cada cliente. Como podemos notar, o mercado não para de mudar e de forma acelerada.

Esteja sempre atento a isso e busque se preparar. Investir em você mesmo é uma maneira de se destacar e se tornar uma peça indispensável para um cliente ou empresa. – Fonte e mais informações: Faculdade Brasileira de Tributação (www.fbtedu.com.br).