141 views 8 mins

T&D: 4 tendências que vão revolucionar a aprendizagem corporativa

em Manchete Principal
sexta-feira, 05 de janeiro de 2024

Veronica Ahrens (*)

Diante das transformações impulsionadas pelos novos modelos de trabalho e das tendências que vieram para transformar a forma como trabalhamos, desvendar o futuro do T&D (Treinamento e Desenvolvimento) em 2024 tem se destacado como a próxima grande aventura no mundo corporativo.

Pensando nisso, com base em uma pesquisa exclusiva da Cegos Group: Barômetro Internacional 2023: Transformação, competências e aprendizagem, vamos mergulhar em quatro tendências empolgantes que não apenas prepararão, mas também guiarão a sua organização para enfrentar com sucesso os desafios que estão por vir.

O que o futuro reserva para a área de T&D? – No turbilhão incessante das mudanças que temos testemunhado nos últimos anos, é inegável que a área de Treinamento e Desenvolvimento surge como uma peça fundamental na engrenagem do futuro do trabalho.

Se há algo que aprendemos com a velocidade alucinante da evolução tecnológica e as transformações sociais que nos rodeiam, é que a adaptação é a palavra-chave para irmos cada vez mais longe.

Se antes o aprendizado era visto como um evento pontual, agora ele se revela como um processo contínuo e dinâmico. Estamos diante de uma revolução na aprendizagem, na qual a tradicional sala de aula cede espaço para plataformas online, cursos interativos e experiências imersivas. Porém, não se engane pensando que as mudanças se restringem ao universo digital. O componente humano permanece crucial.

Imagem: AndreyPopov_CANVA

Desenvolver habilidades sociais, emocionais e de pensamento crítico tem se tornado ainda mais vital em um mundo onde as máquinas assumem tarefas rotineiras. É o equilíbrio entre a tecnologia e as habilidades humanas que moldará o sucesso profissional nos anos que estão por vir.

O mundo do trabalho está mudando cada vez mais rápido e isso exige que as pessoas estejam sempre se atualizando e se desenvolvendo. O futuro do T&D está alinhado a essas mudanças e está se tornando cada vez mais personalizado, flexível e centrado no indivíduo. A seguir vou falar mais sobre isso e explorar 4 tendências para os próximos anos, segundo uma pesquisa internacional da Cegos Group.

1- IA potencializando treinamentos – A inteligência artificial já é uma realidade nos programas de T&D, mas sua presença continuará a crescer. De acordo com o estudo da Cegos Group, 74% dos profissionais de RH planejam usar inteligência artificial para personalizar os treinamentos.

E, ainda segundo o levantamento, 48% desses profissionais acreditam que a inteligência artificial terá um grande impacto em suas organizações em termos de desenvolvimento de competências nos próximos dois anos. Incrível, não é? Além de transformar a forma como fazemos as coisas, agora a simulação de cenários complexos impulsionada pela IA, oferecerá experiências práticas e imersivas, preparando os profissionais para os desafios do mundo real.

2- Protagonismo: a chave para o desenvolvimento – As pessoas estão cada vez mais conscientes da importância do desenvolvimento e estão assumindo um papel mais protagonista nesse processo. O estudo identificou que 60% dos funcionários estão prontos para investir no próprio desenvolvimento e que 76% estariam dispostos a participar de um treinamento fora do seu horário de trabalho.

Para apoiar esse movimento, as organizações precisam colaborar com o protagonismo dos colaboradores oferecendo recursos e ferramentas de aprendizagem autodirigida, além de cultivar uma cultura que valoriza a iniciativa individual, pois é isso que fará com que a força de trabalho se torne mais ágil, adaptável e comprometida nos próximos anos.

3- Agilidade e adaptabilidade – Imagine se as pessoas da sua empresa fossem capacitadas não apenas para acompanhar, mas para liderar as transformações? Essa é uma tendência que vai crescer nos próximos anos. O aprendizado não será mais apenas uma resposta às mudanças, mas sim um impulsionador ativo das transformações. E diante da rápida evolução dos ambientes de trabalho e dos modelos de negócios, existem algumas competências que se destacam:

Para 53% das lideranças de RH que participaram do estudo, agilidade e adaptabilidade são habilidades que precisam ser desenvolvidas com urgência para encarar essa nova realidade.

Já para 39% dos profissionais, criatividade e inovação serão as competências-chave para o futuro.

Imagem: LuckyBusiness_CANVA

4- Treinamentos sob medida: o futuro do aprendizado – A era dos treinamentos padronizados está com os dias contados. Cada pessoa é única, então por que criar treinamentos genéricos? A personalização é uma tendência crescente no T&D e deve se tornar ainda mais importante no futuro. Para 47% dos profissionais de RH, é essencial dar prioridade à diferenciação nos treinamentos para fortalecer o comprometimento das pessoas.

Além disso, a inteligência artificial também surge como uma impulsionadora nesse processo, já que 63% desses profissionais planejam utilizá-la para enfrentar esse desafio.

Essa personalização não se limita apenas ao conteúdo, tá? Ela se estende aos métodos de entrega, permitindo que cada pessoa escolha entre uma variedade de formatos, de acordo com as suas preferências.

A verdade é que não podemos prever com exatidão todos os desafios que o futuro reserva para a área de T&D, mas uma coisa é certa: o aprendizado constante é o que fará com que sua empresa vá ainda mais longe. E nesse mundo de possibilidades, a pergunta não é apenas o que o futuro reserva para a área de T&D, mas sim, como cada um de nós contribuirá para forjar esse futuro. É hora de abraçar a incerteza com entusiasmo e de aprender com paixão.

O palco está montado, as luzes estão acesas. O que você fará para brilhar nesse espetáculo em constante evolução?

(*) – Mestre em Administração de Empresa e Gestão de RH pela FEA USP, é sócia-diretora da Crescimentum (https://www.linkedin.com/in/veronica-ahrens/).