74 views 3 mins

S&P: piora do ambiente político pode levar a queda do rating do Brasil

em Manchete Principal
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
A S&P prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve ter baixo crescimento pelos próximos anos.

A S&P prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve ter baixo crescimento pelos próximos anos.

Uma piora da situação política no Brasil que provoque reversão na agenda de reformas do governo pode levar a um rebaixamento da nota soberana do País, afirmou a agência de classificação de risco Standard & Poor’s (S&P). Um dos fatores que podem dificultar a governabilidade do presidente Michel Temer é a piora da crise dos Estados, destaca a S&P em relatório assinado pelos analistas Lisa Schineller, Joydeep Mukherji e Roberto Sifon-arevalo.
A pressão para resolver problemas em determinadas regiões pode contaminar a política nacional, ressalta a agência de classificação de risco. Já se o cenário político se estabilizar ou melhorar, a S&P pode revisar a perspectiva da nota brasileira para “estável”. Hoje, a agência reafirmou a nota soberana do Brasil em “BB” e manteve a perspectiva em “negativa”. “Os desafios políticos e econômicos do Brasil permanecem significativos”, disse a S&P.
A melhora do ambiente político pode ajudar no avanço mais rápido da agenda de reformas, de acordo com o comunicado. Com isso, as contas fiscais do País também teriam uma estabilização e melhorariam as perspectivas de crescimento. “Os consideráveis desafios fiscais e econômicos no Brasil exigem um compromisso político firme.”
A avaliação da S&P é que, apesar do avanço recente na agenda de reforma fiscal no governo Temer, com a aprovação de um teto que limita o crescimento do gasto público, as crescentes incertezas políticas, a crise dos Estados e a economia ainda em recessão sinalizam que o ajuste será lento e demorado.
A S&P prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil deve ter baixo crescimento pelos próximos anos. A previsão da agência é de expansão de 0,9% para o PIB este ano, 2% em 2018 e 2,3% em 2019. O déficit nominal do governo deve ficar em mais de 7% entre 2017/2019 e a dívida pública líquida deve ficar em cerca de 67% do PIB até 2019.
Na avaliação do economista Luis Afonso Fernandes Lima, da Mapfre Investimentos, o anúncio da instituição reforça a ideia de que o País ainda encontra-se num processo de ajuste, com crescimento baixo, demanda reprimida e em processo de desalavancagem. “Não foi balde d’água nas expectativas, mas um novo copo d’água fria”, afirmou o especialista (AE).