71 views 2 mins

Recuperação da indústria paulista perde fôlego no primeiro trimestre

em Manchete Principal
sexta-feira, 27 de abril de 2018
A retomada gradual e moderada se deve à incerteza quanto ao cenário eleitoral e ao andamento das reformas, como a da Previdência.

A retomada gradual e moderada se deve à incerteza quanto ao cenário eleitoral e ao andamento das reformas, como a da Previdência.

A recuperação da atividade na indústria paulista perdeu fôlego no primeiro trimestre, encerrando o período com alta de 0,4% em relação aos três primeiros meses de 2017, com ajuste sazonal. Os dados fazem parte do Indicador de Nível de Atividade (INA) da Fiesp, divulgado na sexta-feira (27). O resultado trimestral mostra diminuição no ritmo de crescimento do setor manufatureiro paulista na comparação com os quatro trimestres de 2017, que registraram respectivamente, altas de 2,7%, 1,8%, 2,4% e 1,5%.
“Essa retomada gradual e moderada se deve à incerteza quanto ao cenário eleitoral e ao andamento das reformas, como a da Previdência. Outro fator que contribui para o crescimento mais lento da atividade econômica são os elevados spreads bancários, limitando o efeito da queda da taxa Selic aos seus patamares mínimos históricos”, avaliou, por meio de nota, o vice-presidente da Fiesp, José Ricardo Roriz Coelho.
No resultado de março foi registrada alta de 0,6% na comparação com fevereiro. O componente de vendas reais foi o que mais influenciou positivamente o indicador, com variação de +5,8%. Em seguida, está a variável que mede a projeção para a Produção Industrial Mensal (+1,4%). O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) ficou relativamente estável em +0,1 ponto percentual e a variável das horas trabalhadas na produção caiu 0,2%.
Dos 20 segmentos pesquisados, 11 tiveram alta. As principais influências foram verificadas no setor de veículos (4%) e derivados de petróleo e biocombustíveis (4,6%). Em relação a março de 2017, a atividade na indústria paulista cresceu 2,9%. Em 12 meses, o INA acumula alta de 5,2%. A Fiesp divulgou também a pesquisa Sensor, referente ao mês de abril, que analisa a expectativa do setor em relação à atividade industrial para o mês. O indicador ficou relativamente estável ao subir 0,9 ponto, passando de 52,4 em março para 53,3 em abril. Os resultados acima de 50 pontos indicam expectativa de aumento da atividade (ABr).