175 views 8 mins

Qual período você é mais produtivo: matutino ou vespertino?

em Manchete Principal
sexta-feira, 20 de agosto de 2021

Tem pessoas que despertam de manhã e sentem na mente, e no corpo, uma disposição diferente da parte da tarde e da noite. Conseguem fazer exercícios físicos, resolver os problemas mais desafiadores do trabalho, e meditar logo nas primeiras horas da manhã. Outros, demoram mais tempo para começar a trabalhar e tomar decisões no período matutino. Vários livros foram escritos sobre o tema, sendo um dos mais famosos, “O Milagre da Manhã”, de Hal Elrod.

O autor esmiúça vários comportamentos e ações para os leitores fazerem ao despertarem, e garante que acordar cedo e seguir essas pequenas ações diárias trará mais satisfação ao indivíduo. Mas, afinal quem está certo nesse dilema? O grupo de pessoas que despertam cedo e conseguem ser produtivos, ou os que demoram um pouco mais para conseguir lidar com os assuntos complexos do dia a dia? Para Orquist, pesquisador Sueco, que desenvolveu um questionário para quantificar o ciclo circadiano de cada pessoa, ninguém é perdedor ou ganhador nessa história.

Há técnicas que podem ajudar as pessoas a serem mais produtivas e garantir mais qualidade de vida nos períodos do dia em que não são tão ativas. Orquist foi o grande percursos da ciência chamada Cronobiologia (Cronos, tempo. bio,vida. logia, estudo), em 1970. O questionário criado pelo cientista consegue mensurar o relógio biológico de cada pessoa (termo atribuído ao francês Julien-Joseph Virey) e quantifica o ciclo circadiano de cada indivíduo. Mede se a pessoa é mais matutina, vespertina, e/ou noturna.

O termo relógio biológico é considerado por alguns cientistas como ultrapassado, à medida que os estudos da cronobiologia avançam. Em 1976, Horne e Ostberg, traduziram a obra para o inglês e criaram a versão conhecida como questionário de Horne-Ostberg. Em 1981 a USP, criou o Grupo Multidisciplinar de Desenvolvimento e Ritmos Biológicos e traduziu para o português as questões. O grupo foi responsável por inserir na grade curricular de ciências e biologia do ensino fundamental e médio, respectivamente, o estudo sobre os diferentes ciclos circadianos.

Imagem: Ekaterina Aleshinskaya_CANVA

Para os cronobiólogos, a maioria dos seres humanos teve que se adaptar a rotinas intermediárias, dado ao horário dito “comercial”, das 09hrs às 18hrs. “Há 200 anos,as pessoas dormiam 10 horas por dia, depois passaram a descansar 09 horas, depois oito e, atualmente, dormimos 6 horas por dia”, afirma o professor Menna-Barreto precursor dos estudos no Brasil e professor da EACH-USP.

“Quando acampamos e ficamos sem rede de celular, nossos corpos e mentes, após alguns dias na mata, se adaptam ao ritmo da luz do sol e da lua. Ou seja, começamos a despertar às 5h da manhã e já nos preparamos para dormir às 19h. É interessante observar essa mudança de comportamento em mim e no grupo que faz esse tipo de trajeto comigo”, evidencia Lanna Dogo, responsável pela página ‘Elas Viajam Sozinhas’. Lanna incentiva mulheres a se descobrirem por meio da exploração geográfica e já é nômade há 2 anos.

Esse fenômeno, apontado pela viajante Lanna, é explicado pelo Psicólogo e Coordenador do Laboratório de Pesquisa Aplicada à Neurovisão, Douglas Vilhena: “A iluminação do ambiente guia vários ciclos biológicos em nosso corpo maior, sendo mais conhecido o ciclo circadiano (cerca de um dia) e o ciclo sazonal (dias longos no verão e noites longas no inverno). Proteínas fotossensíveis em nossas retinas reconhecem a variação da luz disponível ao longo do dia. Nosso organismo consegue interpretar essa alteração e preparar todos os relógios para um bom funcionamento”.

Mas, como ser mais feliz e produtivo no horário que temos que ser?! Seja para estudar ou trabalhar?! Já que não estamos acampando, e sim na cidade, sob forte influência da tecnologia, e brilho da tela de celular e computadores?!
Jefferson Vendrametto, especialista de educação do CEBRAC , vem para ajudar:

A mesma hora de dormir e acordar (Regularidade) – Já sabemos que a luz dos aparelhos eletrônicos pode interferir na boa condição do sono, por isso, desligue o celular meia hora antes de dormir. Pratique alguma atividade relaxante e prazerosa, como ler um livro ou meditar, assim você avisa para seu organismo que já está na hora de ir para a cama. Tente não alterar esse hábito de ter o mesmo horário para dormir e despertar aos finais de semana, para que o seu organismo se acostume e venha a se tornar um hábito.

Tenha horários para as refeições – Se alimentar todos os dias no mesmo horário cria no corpo uma rotina. O seu corpo tem ciência que em determinado momento vai precisar trabalhar para digerir a comida. A Sociedade Brasileira de Obesidade lista como uma das principais causas da obesidade a alimentação desregulada, principalmente durante a madrugada.

Faça atividades físicas – O melhor horário para atividades físicas é das 09h às 11 horas da manhã. O corpo está descansado e neste horário o baço e o pâncreas aceleram o metabolismo colocando em ritmo e dando a energia necessária para realizar as demais atividades. Como nesse horário normalmente estamos trabalhando e/ou estudando, crie uma rotina de exercícios antes das suas atividades do dia, ou após a elas.

O ideal é você se exercitar no período que você for mais produtivo e evitar se exercitar 2 horas antes de dormir, pois os exercícios deixam o corpo com muita energia e a sua mente mais acelerada. O Cebrac, rede de cursos profissionalizantes, com mais de 80 escolas pelo país, desenvolveu um sistema virtual que auxilia a descobrir qual o melhor horário para estudar.

“Nós temos um sistema virtual que permite através do teste Horne-Ostberg, que o aluno possa descobrir seu cronotipo e se matricular no horário que será mais assertivo para ele, além disso nossa plataforma tem trilhas de aprendizagem personalizadas que conseguem ler as dificuldades e montar para cada aluno testes que possam qualificá-lo”, finaliza Rogério Silva, CEO do Cebrac. No link: (https://www.cebrac.com.br/blog/1-veja-qual-periodo-voce-e-mais-produtivo-matutino-ou-vespertino-faca-o-teste) faça o teste e descobra qual o período do dia acontece a sua produtividade!

Fonte e outras informações: (www.cebrac.com.br).