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Plataforma Brasil Exportação chega a 11 mil usuários em menos de um mês

em Manchete Principal
terça-feira, 05 de dezembro de 2023

A Plataforma reúne cerca de 350 serviços divididos entre países de cinco continentes, conectando exportadores no Brasil a prestadores do mundo inteiro

Lançada no dia 14 de novembro durante o Web Summit Lisboa, a Plataforma Brasil Exportação, operada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), já conta com cerca de 350 serviços, que conectam empresários brasileiros a países das Américas, África, Ásia, Europa e Oceania. O acesso é gratuito, prático, rápido e oferece serviços que passam por toda a cadeia de exportação.

A facilidade entregue pela plataforma permite que o empresário busque e favorite o serviço que melhor atenda o seu negócio, além de interagir com o prestador. A iniciativa contempla desde o micro e pequeno empresário que nunca exportou, às grandes empresas que querem expandir seus negócios para outros mercados.

Diversidade que conecta
Desde o início da fase de testes em outubro, a Plataforma Brasil Exportação continuou a atrair interessados. Durante o mês de novembro, o sistema registrou mais de 11 mil usuários únicos, dos quais mais de 1.500 criaram contas, envolvendo representantes de mais de 850 empresas brasileiras. A navegação no site é livre, mas com o cadastro, realizado gratuitamente, os usurários têm acesso a mais ferramentas.

Os acessos à plataforma não se limitaram apenas ao Brasil, alcançando uma presença global em 92 países. Além disso, mais de 105 prestadores de serviços se cadastraram na plataforma, oferecendo um extenso catálogo com mais de 350 serviços de apoio à exportação.

Imagem: mnbb_CANVA

Esses números impressionantes refletem o sucesso e a crescente aceitação da Plataforma Brasil Exportação, consolidando-a como uma ferramenta essencial para empresas brasileiras que buscam expandir suas operações no mercado internacional.

Estudos, cursos, listas de importadores, informações tarifárias e regulações aduaneiras são alguns dos serviços já disponíveis na plataforma, oferecidos por mais de 90 Setores de Promoção Comercial e Investimentos (SECOMs) de diversos países. De acordo com Juarez Leal, gerente da Plataforma Brasil Exportação:“A iniciativa revoluciona o cenário da exportação no país, pois é o primeiro portfólio que reúne serviços de diversos prestadores, por meio de um acesso prático, digital e gratuito.”
Ao analisar as demandas de serviços dos usuários, a diversidade impressiona. Mercados e nichos específicos têm feito parte da rotina de buscas. Oportunidades para fécula de mandioca na Austrália e para próteses ortopédicas para Arábia Saudita são alguns dos exemplos buscados.

Usuário com voz ativa: avaliações e troca de experiências
A Plataforma Brasil Exportação destaca-se pela sua interface amigável, priorizando uma experiência positiva para o usuário. A comunidade integrada permite um contato direto entre os empresários e os prestadores de serviços, facilitado por meio de perguntas e avaliações.

O usuário Edson Rhodes avaliou o SECOM de Liubliana, capital da Eslovênia, pela qualidade dos serviços prestados:“Gostaria de parabenizar o SECOM Liubliana pela excelência de serviços prestados. Em caso de sucesso de nossas negociações no mercado esloveno, será em grande parte decorrente do apoio da equipe da SECOM Liubliana. Parabéns a todos!”.

Além dos serviços oferecidos pelos SECOMs do Ministério das Relações Exteriores (MRE), a plataforma também disponibiliza serviços prestados pelos próprios parceiros do projeto: ApexBrasil, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Confederação Nacional da Indústria (CNI), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC).

Imagem:golibtolibov_CANVA

Agência Digital e Parâmetros ESG
A plataforma busca atender e promover as diretrizes de ESG (sigla para parâmetros ambientais, sociais e de governança), por meio do estímulo aos micro e pequenos negócios, do empreendedorismo sustentável, feminino e de minorias, além de estar integrada com a estratégia de Agência Digital, alguns dos objetivos contemplados no novo Plano Estratégico 2024-2027 da ApexBrasil.

Serviço
Acesse a Plataforma Brasil Exportação e crie sua conta (braexp.com.br)