114 views 8 mins

Países apostam em novas modalidades de visto de trabalho

em Manchete Principal
segunda-feira, 17 de janeiro de 2022

Novas modalidades de vistos de trabalho serão a grande tendência migratória para o próximo ano, segundo o Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen, maior empresa de imigração do mundo. Apesar das restrições para receber estrangeiros impostas pela pandemia do Covid-19, os países realizaram esforços para atrair profissionais qualificados para seus territórios em 2021.

Muitas novas políticas migratórias foram pensadas a partir da crise do coronavírus, mas os resultados tendem a ser permanentes, como processos mais digitais, menos burocráticos e com menos compromissos presenciais em consulados, embaixadas e ministérios, por exemplo. O Relatório Global de Tendências Migratórias, é publicado anualmente pela Fragomen.

A crise gerada pela pandemia e os projetos de recuperação econômica criaram uma forte demanda por profissionais especializados. 87% das empresas declaram que têm lacunas de habilidades (skill gap) na sua força de trabalho, o que faz com que esses profissionais tenham oportunidades globais de recolocação. Neste momento 43% das empresas já contratam globalmente. Nos próximos dois anos, 22% passarão a contratar estrangeiros.

Imagem: peshkov_CANVA

“As novas necessidades em termos de qualificação e também a consolidação do teletrabalho, as diferenças de câmbios e facilidades de pagamentos globais e a tendência global de Diversidade, que fez com que os executivos entendessem o valor de diferentes culturas, perspectivas, olhares e inovações, fomentam a contratação de estrangeiros, inclusive brasileiros, em muitos casos de forma remota.”, explica Diana Quintas, sócia da Fragomen no Brasil.

As vagas para trabalho remoto continuarão uma tendência crescente dado que os países que criaram programas para receber estrangeiros durante a pandemia sofreram menos com a crise. Países como Austrália, Canadá, Reino Unido e Emirados Árabes Unidos criaram campanhas para atrair e proteger profissionais estrangeiros. A Fragomen aponta que governos de todos os continentes estão estudando novas regras migratórias para desburocratizar e estimular a mobilidade global de profissionais qualificados.

“O Brasil ainda está atrasado nesta discussão. Apesar de termos uma Lei de Migração bastante moderna, as políticas migratórias ainda não se atualizaram para tornar o país atrativo para trabalhadores estrangeiros em modalidade remota”, explica Diana. Uma das tendências que vai causar forte impacto no mercado global é a redução de tipos de vistos que precisam de uma empresa patrocinadora.

Cada vez mais, os países têm se aberto para receber profissionais qualificados autônomos, empreendedores ou em busca de trabalho superqualificado sem o convite prévio de uma empresa nacional ou de atuação local. Alguns países como Belarus, Botsuana, Etiópia, Finlândia, Lesoto, Luxemburgo, Madagascar, Nova Zelândia, Eslovênia e Zâmbia já concedem vistos de trabalho para profissionais qualificados sem o patrocínio de um empregador local.

A crise no turismo gerada pela pandemia também impulsionou governos a investirem em programas para atrair estrangeiros que quiseram aproveitar o home office para morar em outro país. Novos vistos para nômades digitais foram criados nos últimos anos em 23 países, metade deles na América Latina e Caribe.

Para Diana Quintas, “em 2020 o crescimento de vistos para nômades digitais cresceu exponencialmente e a tendência é que cada vez mais países adotem políticas migratórias semelhantes. Esse movimento mostra que a imigração ganhou importância nas agendas para recuperação econômica, principalmente de países muito dependentes do turismo.”

As novas regras sanitárias para entrada de estrangeiros deverão permanecer em 2022. 52 países liberaram os estrangeiros vacinados contra a Covid-19 de quarentena. “As políticas migratórias avançaram rapidamente em 2021 e esperamos mudanças animadoras para 2022. As pessoas sempre migraram por diferentes motivos e acreditamos que isso não mudará”, afirma Diana. Veja algumas mudanças e tendências migratórias apontadas pelo Relatório Global de Tendências Migratórias 2022 da Fragomen.

. África – As Ilhas Maurício criaram um visto para nômades digitais de até dez anos. A África do Sul deverá publicar uma lista de profissionais desejados por seu mercado que poderão obter vistos de trabalho. E a Zâmbia também publicará uma lista semelhante.

Imagem: peshkov_CANVA

. América Latina – O Peru reduziu a burocracia e o tempo para conceder vistos de imigrante. À medida que o combate à Covid-19 se torna mais efetivo, outros países devem aprovar novas regras de imigração. A Colômbia já anunciou que facilitará a validação de diplomas para atrair mais profissionais estrangeiros qualificados ao país. Já o Panamá lançará novas categorias de vistos também focadas em atrair força de trabalho qualificada.

. América do Norte – O Canadá continuará seus programas de atração de imigrantes e já mudou algumas regras trabalhistas que garantem mais direitos aos estrangeiros.

. Ásia e Pacífico – O governo da Austrália priorizou pedidos de vistos de profissionais qualificados para trabalhar em setores considerados críticos para a economia durante a pandemia. O Vietnã publicou novas resoluções facilitando a imigração de especialistas e profissionais técnicos para preencher postos de trabalho desocupados durante a pandemia.

. Europa – Apesar de ter passado por três processos eleitorais, a Bulgária conseguiu aprovar um visto para startups. A Grécia aprovou o visto para nômades digitais e a Bélgica lançou um novo visto para estrangeiros graduados no país poderem ficar até um ano procurando trabalho. A necessidade de recuperação pós-crise dá elementos suficientes para que a Europa não crie medidas super restritivas para imigração.

. Oriente Médio – Os Emirados Árabes Unidos criaram uma nova categoria de vistos para “talentos especializados” para as áreas de engenharia de software e ciências. O Omã passou a conceder vistos de investimentos que permitem residência por dez anos, o primeiro do país que não precisa de uma empresa patrocinadora. – Fonte e mais informações: (https://www.fragomen.com/).