98 views 7 mins

Os mistérios de uma vida melhor

em Manchete Principal
domingo, 19 de junho de 2022

Virgilio Marques dos Santos (*)

Se alguém perguntasse para você o que é ter uma vida melhor, qual seria sua resposta? Ganhar na loteria e ficar rico? Ser um ótimo profissional? Encontrar o seu propósito ou aprender muitas coisas novas? Nós fizemos essa pergunta para o público que segue a FM2S no LinkedIn e a resposta foi surpreendente.

Mas antes, pelo dever do rigor científico, devemos calcular o nível de confiança e a margem de erro de nossa análise. Para fazer isso, a primeira coisa é levantar o tamanho da população que queremos analisar. Como população, considerei todos os profissionais brasileiros registrados no LinkedIn, o que dá, segundo os dados de 2021, 51 milhões de pessoas.

Em seguida, estipulei que o intervalo de confiança deveria ser de 99% e a margem de erro, 5%. Fiz isso para ter 99% de certeza que os percentuais analisados estão dentro da margem de confiança de 5%. Com esses três parâmetros na mão, consegui calcular qual seria o tamanho ideal da minha amostra: 664 participantes. Com a preparação realizada, partiu-se então para a pesquisa propriamente dita, por meio da ferramenta enquete do LinkedIn.

Após 7 dias, recebemos 692 votos em nossa enquete. Com esse resultado, conseguimos alcançar nosso tamanho de amostra ideal e as afirmações em cima do resultado estão validadas pela Estatística. E aí, curiosos em saber qual o segredo para uma vida melhor?

. – Não é o dinheiro que melhora a vida – Após a compilação dos resultados, os valores obtidos foram:
• Ganhar na loteria (ficar rico) – 22%;
• Ser um ótimo profissional – 14%;
• Encontrar o seu propósito – 50%;
• Aprender muitas coisas novas – 14%.

O resultado foi surpreendente. Antes da pesquisa, pelas condições financeiras complicadas que o país enfrenta, tinha certeza de que ganhar na loteria seria a unanimidade. Entretanto, depois da pesquisa, vi a importância que o propósito tem na vida dos profissionais brasileiros. Mesmo considerando as margens de erro, podemos afirmar com 99% de confiança que entre 45% e 55% dos profissionais priorizam encontrar seu propósito como item fundamental para ter uma vida melhor.

Após tomar conhecimento desse desejo, a primeira pergunta que fiz é: a empresa em que trabalho ajuda a pessoa a encontrar o seu propósito? Doravante, os profissionais que aqui trabalham estão atuando em funções alinhadas com o seu propósito de vida? Se o propósito de vida do funcionário não estiver de acordo com a função exercida na empresa, tem-se uma importante barreira para a evolução de sua carreira.

Vamos a um exemplo ilustrativo. Na FM2S, nosso propósito é: “Acelerar o crescimento profissional de nossos alunos por meio de uma experiência educacional única, fundamentada em conceitos sólidos, linguagem simples, ferramentas e exemplos práticos”. Se o propósito de alguém da equipe for falar difícil, as chances de evolução serão pequenas.

O mesmo é válido para alguém que não aprecia a utilização de conceitos sólidos, que prefere utilizar de ideias oriundas de análises sem validação científica.
Olhando para nosso time, fica claro a relação entre o que fazemos e o propósito de vida da pessoa. Todos aqueles que cresceram junto conosco tinham isso em comum, por mais diferentes que fossem suas formações e histórias de vida.

Empresas cujo propósito não está alinhado com os de seus colaboradores terão desafios complexos, mesmo se compensarem isso com um pacote de remuneração e benefícios maior que a média. Digo isso porque apenas 22% (17% a 27%) relacionou a melhora de vida ao dinheiro.

. – E o Brasil? – Será que nossa conclusão poderia ser aplicada a população brasileira com um todo? Se esquecermos, por simplificação, as limitações da ferramenta, podemos concluir alguma coisa? Na minha opinião, daria, pois 82,3% (segundo o IBGE) dos domicílios brasileiros estavam conectados à internet em 2019, ou seja, teriam a chance de se cadastrar no LinkedIn e se expressar nas pesquisas.

É claro que há possibilidades para discussões sobre o perfil do usuário do LinkedIn ser diferente da população brasileira no geral. Entretanto, pelo tamanho da amostra, o intervalo para 212,6 milhões de brasileiros é o mesmo que para 51 milhões de usuários no LinkedIn.

Portanto, considero que essa análise possa trazer luz sobre o que muitos profissionais pensam como mais importante para ter uma vida melhor. Na hora de escolher uma carreira, pergunte-se: será que o que farei na empresa está de acordo com o meu propósito? E o que a empresa faz, também está? Isso será fundamental para ter uma vida melhor.

Trabalhar numa empresa ou função contra seu propósito não o deixará feliz; no médio prazo, causará atrasos em sua evolução. Vale o registro: propósito é algo maior e todas as ocupações terão tarefas repetitivas ou chatas para serem feitas. A definição de propósito no dicionário Michaelis é:

  1. Intenção de fazer ou deixar de fazer alguma coisa; desígnio, plano, projeto, vontade: Contou aos pais seu propósito de entrar para a vida religiosa.
  2. Objeto que se tem em vista; meta, mira: Seu propósito agora é ser médico.

Assim, encontrar o propósito é um projeto de vida com várias metas intermediárias. Defina cuidadosamente suas metas e garanta que estejam alinhadas ao seu desígnio. Só assim, conseguirá alinhar trabalho e carreira com uma vida mais feliz.

(*) – Doutor em Engenharia Mecânica pela Unicamp, é CEO da FM2S Educação e Consultoria.