O que todo empresário precisa saber antes de vender uma empresa

Todo empresário deve se deparar, em algum momento, com a seguinte questão: qual é o melhor momento para vender uma empresa? Independente do tamanho do seu negócio, é importante avaliar esse timing para que não haja perda de valor na negociação. Mas antes de decidir se você quer ou não vender sua empresa, é preciso dar alguns passos importantes.

Primeiramente, é necessário avaliar qual a motivação para a venda do negócio, podendo estar entre elas: Dificuldades financeiras; Captação de dinheiro; Problemas na sociedade; Estratégia do negócio; ou Aposentadoria. Esses são apenas alguns motivadores que levam um empresário a colocar sua empresa à venda. Mas ainda assim, antes de afirmar qual é o momento certo para a venda, alguns questionamentos precisam ser feitos:

• Quais são as principais opções de compra e venda de empresas do mesmo porte que a minha?
• Quais as categorias e tipos de investidores que compram empresa?
• Como vender cada tipo de empresa?

. Avaliação do negócio – Levantar essas informações é essencial para fazer um bom negócio. Afinal, na hora de vender a empresa, o vendedor precisa saber como está sua situação e conhecer as diversas opções de venda disponíveis no mercado. O primeiro passo, então, é calcular o valuation da companhia, podendo ser esse cálculo feito: Pela Renda – Fluxo de Caixa Descontado; Pelo Mercado – Múltiplos ou Cotação; Pelos Ativos – Valor Patrimonial de Liquidação ou Valor Patrimonial Contábil.

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. Opções de venda – Com essas informações em mãos, é possível fazer um exercício junto aos investidores para que eles tenham interesse no negócio ao reconhecer o seu valor. Assim, o próximo passo é identificar as opções para vender empresa possíveis:

  1. – Venda para investidores estratégicos – Esse tipo de venda é realizada para uma empresa que opera no mesmo segmento ou um segmento próximo. O investidor, nesse caso, deve atuar em uma organização concorrente à sua; estar interessado em entrar em um novo segmento; ou ser um estrangeiro que quer entrar no Brasil. Esse perfil de investidor também usualmente compra uma participação majoritária na empresa, normalmente 100% do negócio.
  2. – Venda para fundos de investimento – Já nesse caso, é mais comum que seja feita a venda de parte de uma empresa. Esse é o caso de um negócio que precisa captar recursos para crescer e melhorar sua rentabilidade, podendo ser vendida integralmente no futuro. Esse tipo de venda é o ideal para o empresário que está confiante no potencial de seu negócio.
  3. – Venda para um sócio – Se você for vender a participação de uma empresa para um sócio, esse tipo de negociação deve ser encarado da mesma maneira como se fosse uma alienação para terceiros. Nesse caso, uma consultoria em M&A pode auxiliar no cálculo do valor justo para essa transação, podendo ainda contatar investidores interessados e obter uma referência real do valor.
  4. – Venda para terceiros – A contratação de uma assessoria também se faz essencial neste caso, pois assim é possível buscar no mercado a melhor proposta para aquisição do negócio.
  5. – Venda pelo tamanho da empresa – Você também pode avaliar qual a melhor opção de venda do seu negócio de acordo com o porte. A venda de uma pequena empresa normalmente não conta com assessoria financeira.
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Já uma empresa média ou grande sim que consegue contar com um suporte e ajuda de especialistas, assessores especializados em fusões e aquisições, desde a organização até o fechamento do negócio, com o intuito de lhe ajudar a obter os melhores valores de venda possíveis.

Há outras opções para vender uma empresa que podem ser consideradas: por abrangência de roadshow; pelo estágio do negócio; pelo crescimento; pela rentabilidade; entre outros. Se você já estiver decidido a vender o seu negócio, saiba quais são as 13 principais alternativas para encontrar investidores e receber boas ofertas.

Fonte: Capital Invest – assessoria em fusões e aquisições (https://www.capitalinvest-group.com/pt/).

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