161 views 7 mins

O que aguarda o setor financeiro nos próximos anos?

em Manchete Principal
terça-feira, 20 de junho de 2023

Cesar Simurro (*)

Neste mês de junho será realizado o Febraban Tech 2023, o principal evento de tecnologia focado no Mercado Financeiro. Desde a sua volta ao modelo presencial, em 2022, a feira deste ano tem tudo para repetir o sucesso das edições anteriores, que deve contar com a presença massiva do público nas apresentações e nos estandes dos apoiadores. A expectativa otimista se dá às inúmeras transformações tecnológicas e disruptivas que estamos passando e que mudarão ainda mais a maneira das pessoas interagirem, de fazer negócios, trabalhar e, consequentemente, realizar transações financeiras. Todos esses temas serão abordados na Febraban Tech deste ano.

Ao longo da nossa história, uma infinidade de descobertas nos proporcionou avanços, até então, imprevisíveis, como o fogo, a agricultura, a escrita, o aparecimento de livros (divulgação de conhecimento em massa), a 1ª Revolução Industrial, os antibióticos e a internet (apenas para citar alguns). Porém, todas essas tiveram um período de adaptação entre elas. Hoje, em contrapartida, há várias ações inovadoras em andamento, aparecendo todas ao mesmo tempo, sendo implantadas a uma velocidade nunca antes prevista e com resultados inimagináveis. O que se ouve com frequência é que “tudo o que aconteceu até agora foi uma preparação para tudo que está por vir de uma maneira inimaginável”.

Somente nos últimos anos, vimos o surgimento de tecnologias e conceitos diversos, como o Blockchain, Metaverso, Web 3.0, Inteligência Artificial, Computação Quântica, 5G Público e Privado que, à medida que serão implantadas, revolucionarão ainda mais a forma como clientes e organizações financeiras irão interagir e transacionar. Consequentemente, o modelo de negócio também muda. Veja como o PIX, o Open Finance, o Decentralized Finance (DeFi), a Tokenização e o Beyound Banking estão remodelando a forma como as empresas do setor fazem (ou perdem) receita.

Imagem: PhonlamaiPhotos_Images_CANVA

Para alguns, é assustador os impactos que todas essas transformações digitais terão sob a nossa vida financeira. Para outros, pode ser a oportunidade perfeita para finalmente se destacar e ganhar a vantagem competitiva que precisava em um segmento tão disputado. O seu caso dependerá de como você agirá hoje.

Felizmente, o mercado de Tecnologia disponibiliza inúmeras soluções, serviços e estratégias capazes de atender a todas essas novas demandas com agilidade, eficiência e segurança. A oferta em cloud computing, de serviços voltados para ambientes de trabalho híbrido, cibersegurança (Security Operations Center, SOC), de Network Operation Center (NOC), 5G Privado, estratégias e tecnologias de Microssegmentação, Observability, entre outros, evoluíram muito e têm ajudado a manter as instituições financeiras brasileiras no topo do ranking global em relação à inovação, portfólio de serviços, segurança, atendimento e experiência do usuário. Não é à toa que hoje elas são reconhecidas como “empresas de tecnologia”, justamente por usar o que há de mais recente e top de linha em recursos tecnológicos.

As companhias do mercado financeiro são robustas, mantendo a agilidade e a qualidade de entrega, assim como o controle dos seus serviços, planejando constantemente a evolução de seus sistemas graças aos inúmeros estudos e projetos envolvendo a maioria dessas tecnologias. Cabe aqui destacar o papel e o pioneirismo das nossas fintechs na adoção de muitas dessas inovações, agindo como uma agente relevante de transformações em todo o nosso ecossistema.

É evidente que o mercado financeiro necessita comprar recursos (equipamentos e serviços), muitas vezes, de diversas tecnologias e fabricantes para cobrir toda essa demanda por infraestrutura de redes, segurança, cloud, gerenciamento, etc., já que há um grande número de fornecedores disponíveis no mercado. No entanto, é cada vez mais importante que bancos, fabricantes de tecnologias e integradores de soluções trabalhem conjuntamente a fim de facilitar o suporte das soluções aplicadas. As consultorias também têm um papel fundamental nesse processo.

Imagem: kanawatTH_CANVA

Ao invés de se ter um especialista para cada tecnologia contratada, centralizá-las em um único parceiro com capacidade e expertise para tratar e integrar todas as soluções em um mesmo plano de trabalho tem sido uma demanda recorrente dos clientes. Isso faz com que a implantação dos serviços seja feita adequadamente e cumpra todos os processos estabelecidos a fim de suprir o desafio do negócio. Dessa forma, é possível que as soluções atuem em conjunto, potencializando cada uma delas, além de evitar brechas e vulnerabilidades de segurança ocasionadas pelo gap de gerenciamento ou de integração entre as tecnologias.

Essa é uma das razões pela qual estaremos na Febraban Tech novamente neste ano: mostrar como o nosso amplo portfólio de serviços e a nossa vasta experiência global pode ajudar a sua instituição a se preparar para todas essas transformações tão importantes para uma empresa do setor. Venha bater um papo com a gente no evento, trocar experiências e ver como podemos auxiliar você a se destacar, estando sempre um passo à frente do mercado em termos de interatividade, segurança, conectividade e experiência do usuário. Estarei esperando você em nosso estande!

(*) É Sales Director Brazil, Americas, da NTT Ltd.