No cenário empresarial contemporâneo, a Logística 4.0 surge como um elemento crucial para a competitividade e eficiência das empresas, especialmente para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) que buscam enfrentar gigantes do mercado. Mas afinal, o que é a Logística 4.0 e como ela pode transformar o jogo para os empreendedores?
A Logística 4.0 representa a integração de tecnologias avançadas, como inteligência artificial, Internet das Coisas (IoT), big data e automação, no gerenciamento de cadeias de suprimentos, segundo explica Helena Lizo, Diretora Geral da Lalamove no Brasil. De acordo com a diretora da plataforma de entregas sob demanda, que conecta entregadores parceiros a usuários (sejam indivíduos ou empresas), “o objetivo é otimizar processos, reduzir custos e proporcionar uma experiência excepcional ao cliente”.
A John Richard, empresa de aluguel de móveis corporativos, destaca a importância crucial da logística em sua operação. Em meio à crescente demanda durante a pandemia, a empresa viu na eficiência logística a chave para garantir entregas rápidas e satisfazer as necessidades de residências, empresas e grandes eventos.
Genildo Soares, Analista de Operações Sênior da John Richard, ressalta que a logística não apenas facilita a adaptação a desafios imprevisíveis, como também se tornou um pilar essencial para a eficiência operacional e a satisfação contínua dos clientes.
Nesse cenário, a empresa valoriza a parceria estratégica com a Lalamove, destacando a relevância da tecnologia e inovação na busca por entregas ágeis e de qualidade: “utilizamos tecnologias como rastreamento em tempo real, IoT, análise de big data e inteligência artificial para aprimorar nossa logística, garantindo rapidez e precisão”.
O desafio das MPMEs na Última Milha é significativo devido a diversos fatores que convergem nesse estágio crucial da cadeia de suprimentos. O estudo “O desafio da última milha”, do Instituto de Pesquisa CapGemini, de 2019, apontou que a entrega de última milha representa 53% de todos os custos de envio e 41% dos custos gerais da cadeia de abastecimento. Helena comenta que, se for gerido de forma ineficiente, o custo pode aumentar ainda mais.
Segundo explica, a Última Milha refere-se à fase final da entrega, onde o produto é transportado do centro de distribuição, loja ou estoque para o destino final do consumidor. Uma etapa crítica, afinal, dados levantados pelo Capterra, revelam que 73% dos consumidores esperam que e-commerces ofereçam entregas ultra rápidas. Mas isso não é motivo para desanimar, comenta ela otimista.
“Com maior ênfase na eficiência e decisões baseadas em dados, as MPMEs têm à sua disposição ferramentas poderosas para aumentar a competitividade num mercado cada vez mais global e digital. Assim, preocupações, não apenas com custos, mas também com segurança e experiência do consumidor, se tornam cada vez mais importantes para empresários de qualquer porte”, conta.
A aposta para este ano é no modelo de entrega colaborativo, Crowdshipping – uma abordagem logística que conecta pedidos à comunidade local de entregadores independentes: “Ao utilizar a conectividade digital e algoritmos para coordenar as entregas entre remetentes e transportadores individuais, as empresas tem acesso a diversas vantagens competitivas”. Entre as principais estão:
- Visibilidade em Tempo Real da Demanda – A capacidade de monitorar em tempo real toda a cadeia de suprimentos proporciona aos pequenos empreendedores uma visão completa das operações, permitindo reações rápidas a eventos imprevistos e melhorando a tomada de decisões.
- Rastreamento e Rastreabilidade – Utilização de tecnologias de rastreamento avançadas para monitorar a localização e o status dos produtos em tempo real, proporcionando maior controle e segurança.
- Eficiência na Última Milha – A Logística 4.0 oferece soluções específicas para otimizar a etapa crítica da última milha, atendendo à crescente demanda por entregas rápidas e flexíveis, algo particularmente importante para a satisfação do cliente.
- Redução de Custos Operacionais – Otimização de processos resulta em redução de custos operacionais, seja na gestão de estoques, transporte ou armazenamento.
- Personalização da Experiência do Cliente – Utilização de dados para personalizar a experiência do cliente, oferecendo opções de entrega flexíveis, informações em tempo real e serviços mais alinhados com as preferências individuais.
Em meio ao cenário desafiador da última milha, a John Richard vislumbra um futuro promissor impulsionado pela Logística 4.0 e pela parceria estratégica com a Lalamove. Genildo compartilha otimismo quanto à capacidade da tecnologia e inovação em proporcionar entregas ágeis e de qualidade. – Fonte e outras informações: (https://www.lalamove.com).