82 views 3 mins

Lei torna automática inclusão de 120 milhões de consumidores no Cadastro Positivo

em Manchete Principal
segunda-feira, 08 de abril de 2019
Lei 1-temproario

Lei 1-temproario

Presidente Jair Bolsonaro e ministro da Economia, Paulo Guedes. Um dos impactos mais aguardados é a redução da taxa média de juros de empréstimos pessoais. Foto: Alan Santos/PR

O presidente Jair Bolsonaro sancionou ontem (8), a nova lei do Cadastro Positivo que tem entre os seus principais impactos para o mercado de crédito brasileiro, a inclusão automática de consumidores no banco de dados com informações de pagamento. A expectativa é que neste novo modelo, o Cadastro Positivo inclua aproximadamente 120 milhões de consumidores, dos quais cerca de 22 milhões são pessoas que atualmente não têm acesso ao crédito.
Para o presidente da Boa Vista, Dirceu Gardel, este é um momento histórico para o país que, após décadas aguardando a efetividade do Cadastro Positivo, passará a experimentar essa nova realidade. Na opinião do executivo, o Brasil entra para o grupo de países que analisam o comportamento creditício do consumidor não só por meio das informações negativas, mas também as informações de pagamento. O que tende a tornar muito mais justo e inclusivo o processo de análise e de concessão de crédito no país.
De um modo geral, um dos impactos mais aguardados é a redução da taxa média de juros de empréstimos pessoais. “Atualmente os que pagam em dia e os que atrasam o pagamento das suas contas são avaliados da mesma forma e pagam as mesmas taxas de juros. Com a nova lei, será possível distinguir este comportamento e aplicar taxas e condições diferenciadas”, explica o presidente da Boa Vista.
Com a sanção presidencial, as fontes – empresas credoras como instituições financeiras, varejistas e que prestam serviços continuados de consumo (telefonia, energia, gás etc) –, após o prazo de 90 dias serão obrigadas a enviar as informações às gestoras de dados. Feito isso, em até 30 dias os consumidores serão comunicados sobre a inclusão no Cadastro Positivo.
O Cadastro Positivo impactará nas empresas que utilizarem as suas informações para aperfeiçoar o modo como analisam os perfis dos seus clientes e como concedem crédito. Essa precisão contribuirá para que as propostas de financiamento tenham condições de pagamento e taxas mais adequadas, potencializando novos negócios, inclusive, o Retorno sobre Investimento – ROI. Consecutivamente, o reflexo disso tudo será perceptível na economia (AI/Boa Vista/SCPC).