91 views 3 mins

Lava Jato age com ‘independência e estímulo’ do governo

em Manchete Principal
segunda-feira, 12 de setembro de 2016
Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

Ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha.

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, negou ontem (12) que o governo está tentando abafar a Operação Lava Jato. “Os principais atores da Lava Jato, a Polícia Federal, a Procuradoria-Geral da República e Poder Judiciário agem na plenitude, absoluta independência e estímulo do governo”, disse ao participar do evento Os desafios do Brasil, promovido pela Consulting House, na capital paulista.
A declaração do ministro rebate acusações feitas pelo ex-chefe da Advocacia-Geral da União, Fábio Medina Osório, demitido na última sexta-feira (9). Para Padilha, os responsáveis pela declaração contrária ao governo querem “fazer com que o holofote da Lava Jato lhes dê um pouquinho de luz”, disse. “Como mariposas, que querem chegar à luz que a Lava Jato tem”. O ministro garantiu que o governo faz tudo o que estiver ao seu alcance para que a operação chegue ao seu objetivo.
O ministro também falou sobre a reforma da Previdência. Com o aumento no defícit da Previdência Social, o reforma é uma das prioridades do governo. As adequações poderão estabilizar o orçamento em 10 a 12 anos.
“Não devemos trazer para o debate amplo nenhum tema que não seja reforma fiscal e da Previdência. Temos de conscientizar a população”, defendeu. Padilha citou os exemplos de outros países, onde a aposentadoria mínima está em torno dos 65 anos.
A reforma da Previdência começará pelos militares, que atualmente não integram o sistema previdenciário. “Ouvimos os militares, eles não tinham oposição à idade, na medida que tivessem as demais compensações dos outros servidores”, explicou o ministro. Com relação aos trabalhadores rurais, o ministro afirmou que vem discutindo com várias lideranças uma forma para que esses segurados não sejam penalizados.
Em 2015, a contribuição dos pequenos agricultores à Previdência foi de 2%, mas a participação chegou a 26%. O ministro pediu paciência da população, já que é preciso reconhecer que o agricultor convive com a dificuldade da lavoura, sobretudo no Nordeste. “A participação [na Previdência] é quase simbólica, senão inviabilizamos a atividade deles”, disse Padilha (ABr).