Há uma razão pela qual a IA Generativa tem sido objeto de tanto entusiasmo desde o lançamento do ChatGPT em 2022. Mesmo não sendo uma tecnologia extremamente nova, pois chatbots e assistentes de voz, usam tecnologia semelhante, se o intuito é aumentar a satisfação e o engajamento de consumidores, tal inovação tem se mostrado uma nova grande aliada.
De acordo com a MoEngage – plataforma de engajamento orientado por insights gerados por inteligência artificial, há cinco pontos positivos para investir nessa tecnologia que imita a inteligência humana. Mas antes disso, a martech salienta a importância de aprender a usar a IAGen para criar valor sem correr o risco de adotar a abordagem errada.
“O poder da IA Generativa está apenas começando a ser compreendido e, assim como acontece com novas tecnologias, é empolgante observar o potencial para o futuro próximo do marketing e do engajamento do consumidor”, explica Daniel Simões, General Manager da MoEngage LatAm.
“No entanto, o sucesso de uma estratégia usando a IA Generativa para engajar consumidores surge, de fato, quando as marcas oferecem soluções mais personalizadas ou promovem um serviço melhor do que fariam sem a assistência da tecnologia”.
Mediante o entusiasmo com a novidade e a ansiedade pelo uso aperfeiçoado da tecnologia, é natural que haja preocupação, mas os benefícios são claros, se a abordagem for bem aproveitada:
- Personalização em escala – Com IA Generativa, as marcas podem prever com precisão o que os consumidores gostam ou desejam, e interagir com eles de maneira eficaz. Isso pode ser feito simultaneamente para milhões de consumidores com precisão e eficiência.
“Essas previsões são possíveis com táticas e redes de IA como redes neurais convolucionais. Podemos ter como exemplos a Netflix e o Pinterest. Ambos possuem milhões de usuários e são capazes de fazer recomendações e sugestões embasadas em comportamentos individuais, para uma segmentação individual”, explica Daniel.
- Análise aprimorada do consumidor – A IA Generativa tem o potencial de revolucionar as técnicas de engajamento e marketing usadas atualmente. Isso ocorre porque a tecnologia pode compreender padrões complexos, gerar insights que fornecem outros insights mais profundos sobre os perfis dos consumidores e identificar grupos com interesses semelhantes.
“A análise do consumidor permite que as marcas acompanhem as mudanças nas necessidades, antecipando as preferências e fornecendo informações relevantes às empresas. A partir daí, as estratégias e abordagens personalizadas e preditivas ficam mais assertivas”, completa o executivo da MoEngage.
- Segmentação de consumidores direcionados – Uma segmentação precisa é vital para personalizar a experiência do consumidor. A IAGen surge como facilitadora para isso, coletando e analisando dados de múltiplas fontes.
Daniel Simões explica que a IAGen possui capacidade ampla para revelar padrões bem definidos no comportamento e nas tendências emergentes de diferentes segmentos de consumidores. Esses insights são ideais para os profissionais de marketing desenvolverem estratégias específicas de forma ágil e direcionada.
- Otimização de campanhas e testes A/B eficazes – O mecanismo de IAGen simplifica os testes A/B e os processos de automação, gerando múltiplas variações de ativos e cópias com um único clique. A estratégia pode ser aplicada, por exemplo, a conteúdo para notificações push, e-mails, SMS, anúncios, linhas de assunto, ativos criativos, gráficos de mídia social, entre outros.
“Testar essas variações entre si e otimizar campanhas para obter o ROI máximo não é possível nem com milhões de profissionais trabalhando. Para isso, há plataformas de engajamento que constroem essas pontes entre consumidores e marcas. Usar a tecnologia atualmente, é essencial para rentabilizar e aumentar o market share”, explica Daniel.
- Maximização de retenção de consumidores – Construir relacionamentos de longo prazo é um dos objetivos das empresas e marcas de consumo. E este é mais um ponto positivo para que as marcas considerem aplicar a IAGen aos seus negócios. Segundo Daniel, oferecer recomendações adaptadas às necessidades específicas de um consumidor eleva o nível de engajamento.
“Os consumidores fornecem insights valiosos e a IA Generativa vai se basear nos padrões de usuário existentes e prevê tendências no comportamento que permitirão às empresas atenderem às variações na demanda dos consumidores, cada vez mais exigentes”, afirma o executivo. “Nem todas as tecnologias emergentes são intuitivas, mas as ferramentas generativas de IA podem beneficiar os profissionais de marketing que entendem como aproveitá-las.
Essa tecnologia oferece informações altamente confiáveis, quase em tempo real, o que ajuda a criar campanhas de engajamento, responder perguntas urgentes e liberar tempo para que as empresas invistam nos aspectos mais criativos relacionados ao engajamento do consumidor”, diz Daniel Simões. – Fonte e mais informações: (https://www.moengage.com/).