89 views 3 mins

Governo retoma discussão e Previdência deve ser votada em outubro, diz ministro

em Manchete Principal
segunda-feira, 11 de setembro de 2017
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles fala à imprensa após almoço com o presidente Michel Temer.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles fala à imprensa após almoço com o presidente Michel Temer.

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse ontem (11), em sua conta no Twitter, que as discussões sobre a reforma da Previdência foram retomadas, e a expectativa é que a proposta seja votada no Congresso Nacional em outubro. “A nova lei de recuperação judicial é o próximo item da agenda da produtividade e deve ser debatido no Congresso já nas próximas semanas.”
Meirelles afirmou que, após a aprovação da reforma da Previdência, o governo “vai trabalhar na reforma tributária, com objetivo de simplificar o sistema”.
No último dia 9, o presidente Michel Temer reuniu-se com alguns ministros para debater a agenda econômica a ser implementada nos próximos meses. De acordo com o ministro da Fazenda, que foi um dos participantes da reunião, o governo decidiu retomar agora, “com toda ênfase”, a discussão em torno da proposta de reforma da Previdência Social para votação no Congresso Nacional.
Com relação à segunda denúncia contra Temer na Câmara, a base governista dá como certa a apresentação nesta semana da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Michel Temer. Na última semana de exercício do mandato de Rodrigo Janot, a aposta é que o procurador insistirá na denúncia “por vingança” e que a nova ação contra Temer tende a ser derrubada pelo plenário com mais facilidade do que na primeira denúncia por corrupção passiva.
A avaliação é do vice-líder do governo na Câmara, deputado Beto Mansur (PRB-SP), que acredita na fragilização da delação premiada da JBS e na condução do processo por Janot para derrotar mais uma vez o pedido da PGR. “A segunda denúncia vai encerrar esse assunto de denuncismo”, disse. Para o vice-líder, não há como “rasgar” provas, mas elas “eventualmente podem ser anuladas” pelo STF.
Segundo Mansur, Temer segue “sereno” diante dos desdobramentos da delação da JBS. Sobre a prisão do empresário Joesley Batista e do executivo Ricardo Saud, Mansur afirmou que “a cadeia é o lugar” para ambos. “Isso para a sociedade é muito importante. Dá a demonstração de que ninguém ficará impune”, declarou (ABr/AE).