73 views 2 mins

Governo ainda não tem um cálculo do efeito das taxações da China X EUA

em Manchete Principal
quinta-feira, 05 de abril de 2018
A guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhou mais um capítulo, com o governo chinês impondo novas tarifas sobre 106 produtos americanos.

A guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhou mais um capítulo,  com o governo chinês impondo novas tarifas sobre 106 produtos americanos.

Brasília – O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, disse que ainda não há um cálculo do efeito que a taxação da China aos produtos norte-americanos pode ter para o Brasil, mas é importante destacar que o Brasil é “amigo” do país asiático. “Em termos de valores ainda não temos um cálculo”, afirmou, após participar de cerimônia de Erradicação Plena da Aftosa no Brasil e do Lançamento do Selo Brasil Livre de Aftosa.
“O Brasil é um país confiável para o fornecimento de alimentos para a China. Não temos disputas comerciais”, completou. A guerra comercial entre China e Estados Unidos ganhou mais um capítulo, na quarta-feira (4), com o governo chinês impondo novas tarifas sobre 106 produtos americanos. Em resposta ao protecionismo do presidente norte-americano, Donald Trump, a China elevou as tarifas sobre a soja produzida nos EUA, abrindo mais espaço para outros países exportadores da oleaginosa, principalmente o Brasil.
A China é o maior importador mundial de soja. No ano passado, comprou 95,5 milhões de toneladas – aproximadamente US$ 40 bilhões. Cerca de 30% do grão cultivado nos EUA é exportado para a China, onde é transformado em óleo e o resíduo do processamento, o farelo de soja, é usado como ingrediente para ração de suínos, frangos, gado e peixes. Com a nova tarifa de 25%, a previsão do Ministério do Comércio da China é de que esse mercado seja ainda mais ocupado pelo produto brasileiro – que já tem uma participação relevante.
Em 2012, o País superou os americanos e passou a ser o maior exportador do produto para o mercado chinês. Em 2017, as vendas brasileiras para lá atingiram um recorde, com o embarque de 53,7 milhões de toneladas. Isso representou quase 55% das importações de Pequim. Os americanos exportaram 33 milhões de toneladas, 34% do mercado chinês e o menor volume desde 2006 (AE).