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Google lança Guia do Varejo para impulsionar vendas de PMEs na Black Friday e Natal

em Manchete Principal
sexta-feira, 05 de novembro de 2021

O Google acaba de lançar o ‘Guia do Varejo’ para pequenas e médias empresas, com o objetivo de ajudá-las a se prepararem para a temporada de compras do final do ano, que inclui a Black Friday, que acontece no próximo dia 26, e o Natal. A publicação traz informações relevantes sobre as mudanças no comportamento dos consumidores durante o período de pandemia, assim como orientações sobre como utilizar as plataformas do Google para se conectar com potenciais clientes.

Ter informações sobre as mudanças no comportamento dos consumidores é essencial para empresas de qualquer tamanho, mas fundamentais para pequenas e médias empresas. Só no ano passado, as buscas relacionadas a produtos de Varejo aumentaram três vezes em relação a 2019 e, com tantas mudanças relacionadas ao convívio social durante a pandemia, a jornada de compra dos consumidores se tornou mais complexa.

“Todos nós passamos por grandes transformações durante a pandemia e isso também mudou a nossa relação com o consumo”, afirma Rodrigo Rodrigues, diretor de negócios para pequenas e médias empresas do Google Brasil. “Neste ano, com o avanço da vacinação e retomada econômica, teremos uma Black Friday do recomeço, em que muitas compras ganharão um valor simbólico para os brasileiros”.

imagem: chompoosuppa_CANVA

Por conta disso, apesar do momento econômico desafiador, uma pesquisa encomendada pelo Google à Ipsos com 500 pessoas mostra que 6 em cada 10 pessoas têm intenção de comprar na próxima Black Friday. Para aproveitar essa demanda, porém, é preciso preparar uma estratégia eficiente. Confira abaixo algumas das dicas reunidas no Guia do Varejo para atrair mais consumidores:

• Alcance seus clientes enquanto navegam – Todos os dias, milhões de pessoas utilizam o Google para encontrar, descobrir e comprar aquilo que precisam. De acordo com um estudo realizado pela Kantar a pedido do Google no ano passado, os sites de buscas são o canal mais utilizado por 55% dos consumidores brasileiros para pesquisar produtos.

Além disso, buscas em celulares por produtos combinadas ao termos “com melhor custo/benefício”, por exemplo, têm crescido 60% ano após ano em todo o mundo. Por isso, gerenciar a presença digital das empresas e garantir que elas apareçam em destaque quando o consumidor está buscando é fundamental para alcançar bons resultados.

• Engaje os consumidores durante a busca – Para ampliar as vendas, é preciso também alcançar potenciais consumidores que estão em busca de produtos como os que você oferece, mas que não necessariamente conheçam a sua marca. No Guia do Varejo, ensinamos a melhor maneira de se conectar com os clientes em momentos em que eles estão avaliando diferentes opções.

Os brasileiros estão mais abertos a considerar novas marcas após a pandemia: uma pesquisa encomendada pelo Google à Ipsos com 1 mil consumidores em julho de 2020 revelou que 85% dos consumidores brasileiros conheceram uma nova marca ao navegar on-line durante a pandemia. Isso abre uma oportunidade importante para as pequenas e médias empresas na disputa pelo bolso do consumidor.

Imagem: chompoosuppa_CANVA

• Conquiste os consumidores que estão em busca de produtos – As pessoas buscam conveniência na hora de comprar on-line. Por isso, é importante manter o Perfil da Empresa na Busca e Google Maps atualizado para garantir que os clientes vejam o horário de funcionamento e outros detalhes sobre os estabelecimentos.

Além disso, é possível ajudar os clientes a terem mais visibilidade dos produtos que a empresa oferece, listando o estoque de produtos disponíveis na loja no Google Shopping gratuitamente. Além disso, garantir que o site carregue de forma rápida, simples e otimizada pode aumentar as vendas.

• Se prepare para a temporada de compras – O consumidor brasileiro está começando a se preparar para a temporada de compras cada vez mais cedo. De acordo com uma pesquisa encomendada pelo Google à consultoria Ipsos, com 500 entrevistados no Brasil, 38% das pessoas afirmam que já começaram a buscar produtos para a Black Friday em setembro.

Além disso, outros 28% afirmaram que começaram as pesquisas um mês antes da data. Apenas 2% dos entrevistados afirmaram que fazem buscas por ofertas na data, o que indica que a “conversa” entre a empresa e potenciais consumidores deve começar com antecedência.

O ‘Guia do Varejo’ é mais uma iniciativa do Google para apoiar as empresas neste período de retomada econômica. Outra novidade recente é o “Veja o que há na loja” disponível na Busca do Google, que filtra para as pessoas os resultados de lojas, físicas ou on-line, que possuem o item buscado em estoque. Ao abrir o Perfil da Empresa, o consumidor poderá ver a disponibilidade do produto que pesquisou, o que pode ajudar os usuários, por exemplo, a evitar viagens perdidas a uma loja física. Fonte e Mais informações: ([email protected]).