74 views 4 mins

Em breve discurso em Davos, Bolsonaro fala de meio ambiente e reformas

em Manchete Principal
terça-feira, 22 de janeiro de 2019
Bolsonaro temporario

Bolsonaro temporario

Bolsonaro enfatizou que o Brasil é “o país que mais preserva o meio ambiente”. E que a agricultura utiliza apenas 9% do  território e cresce graças a sua tecnologia e à competência do produtor rural.  Foto: Arnd Wiegmann/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro fez ontem (22) sua estreia no cenário internacional, em um discurso no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, com um pronunciamento rápido, de menos de oito minutos, diante de líderes políticos estrangeiros, economistas e empresários. Como já era previsto, adotou um tom de “apresentação”, enumerando suas promessas de governo e explicando o projeto de Brasil que pretende construir durante seu mandato.
“Confesso que estou emocionado e me sinto muito honrado em me dirigir a uma plateia tão seleta. Hoje em dia, um precisa do outro. O Brasil precisa de vocês. E vocês, com toda certeza, em partes, precisam do Brasil”, começou dizendo o brasileiro. “Essa é a primeira viagem internacional que realizo após minha eleição, prova da importância que atribuo a esse fórum. Essa viagem também é, para mim, um momento único para mostrar o que o Brasil está construindo”.
Bolsonaro ressaltou que venceu as eleições de outubro com uma “campanha de menos de um milhão de dólares e poucos minutos de televisão”. “Assumi o Brasil com uma profunda crise ética, moral e econômica. Montei um equipe de ministros qualificados, não aceitando ingerências políticas e partidárias que no passado geraram corrupção”, disse em uma tentativa de desvincular a imagem do Brasil no exterior após a Operação Lava Jato.
Focando nos investidores e nas empresas, Bolsonaro prometeu promover privatizações, respeitar os contratos e realizar reformas que facilitem investimentos e o empreendedorismo, além de manter negócios com países do mundo todo – mas sem dar detalhes em relação a ideologias. “Vamos abrir a economia; mudar essa condição é uma das metas deste governo. Vamos entrar para o ranking dos 50 melhores países para investir”, completou.
Bolsonaro também disse que cuidará da preservação ambiental no Brasil, uma questão que o presidente vinha sendo criticado pela oposição e por ONGs locais. “Nossa missão agora é avançar na compatibilização entre preservação do meio ambiente e desenvolvimento econômico. Os setores que nos criticam têm, na verdade, muito a aprender conosco”, alegou.
Em vários momentos, Bolsonaro tentou se livras das críticas e dos questionamentos em relação às suas políticas ambientais. Contou ainda que quer investir na segurança pública e aumentar o turismo no Brasil. “Vamos resgatar nossos valores e abrir nossa economia. Defender nossa família, os verdadeiros direitos humanos, uma educação que prepare nossa juventude para os desafios futuros. Quero um mundo de paz, liberdade e democracia” (ANSA).